Quer descobrir como se tornar um influencer no Instagram? Aprenda o que você precisa saber e o que fazer para se tornar um influenciador digital. Leia até o final e descubra.
O que é e para que serve um influencer do Instagram?
O influencer – ou influenciador – é um profissional que atua em mídias sociais como Instagram, TikTok e YouTube. Ele tem popularidade entre determinado público, de um seguimento ou nicho específico, e por meio das suas ações e opiniões, exerce sobre ele forte influência nas suas decisões.
A cada dia que passa, os influencers são cada vez mais solicitados a prestarem seus serviços para marcas e empresas em mídias sociais populares como o Instagram.
O mundo já está convencido de que o influenciador digital é a chave para impulsionar qualquer projeto de marketing nas principais mídias sociais.
O fato do influencer ser alguém que detém a confiança de um publico especifico, faz com que ele seja um intermediário perfeito para marcas se aproximarem dos seu público-alvo com maior credibilidade.
Além disso, embora as marcas se esforcem para criarem anúncios mais amigáveis com o publico nas mídias sociais, ainda assim, há muita resistência dos usuários com a veiculação de publicidade nesses aplicativos.
Assim sendo, nessas plataformas, o papel do influencer é crucial nas mais diversas ações de marketing das empresas, uma vez que eles são capazes de divulgarem com naturalidade marcas e produtos ao inseri-los no seu dia a dia.
Portanto, a contratação de influenciadores é cada vez mais comum, e não é só por grandes empresas, mas também por pequenas.
Aplicativos como TikTok e YouTube já oferecem a oportunidade de monetização de conteúdo para influenciadores e, no momento, o Facebook, por meio do Gerenciador de Colaboradores da Marca, facilita parcerias entre influenciadores e empresas.
Então se você deseja se tornar um influenciador, saiba que, atualmente, este é um mercado em grande atividade e muito promissor para as atividades de marketing no futuro.
A seguir, confira o que você precisa saber para se tornar um influencer, quais recursos são necessários e o que fazer.
Como se tornar um influencer no Instagram?
Para você se tornar um influencer no Instagram siga os seguintes passos:
- Escolha o nicho em que deseja atuar.
- Identifique seu público-alvo.
- Crie com regularidade conteúdo relevante para sua audiência.
- Aprenda como funciona o algoritmo do Instagram.
- Adote as melhores práticas de postagem.
Ao seguir os passos acima, com o passar do tempo, você se tornará um influencer de sucesso no Instagram. A seguir, veja de forma mais detalhada cada passo para se tornar um influenciador digital.
Escolhendo o nicho para atuar no Instagram.
O primeiro passo para se tornar um influencer no Instagram é definir seu nicho de atuação. Essa é a principal decisão que você deverá tomar para obter sucesso no seu objetivo.
A escolha do nicho de atuação no Instagram será a base para tomar outras decisões importantes, tais como a identificação do público-alvo e que conteúdo postará no Instagram.
Sendo assim, o ideal é que você atue em um nicho que você conheça.
Atuando em um nicho que você tenha familiaridade, você terá mais facilidade para entregar conteúdo relevante para sua audiência no Instagram.
Pense em quais temas ou assuntos você possui domínio de conhecimento, estude-os para saber como estão sendo abordados nas principais mídias sociais por meio das hashtags do Instagram.
Pesquise também como blogs, sites e outros abordam os temas e assuntos do seu nicho, depois pense em como você pode falar do tema com sua identidade.
Após isso você será capaz de decidir qual nicho você criará conteúdo no Instagram para se tornar um influencer.
Identificando seu público-alvo no Instagram.
O segundo passo para se tornar um influencer no Instagram é identificar seu público-alvo. Nesse passo você coletará as informações necessárias para elaborar sua estratégia de conteúdo.
Conhecer o público é importante para a assertividade do conteúdo que vai produzir. Ao saber qual é o tipo de conteúdo que agrada seu público-alvo, você obtém sucesso em seu projeto para se tornar influencer no Instagram.
O conteúdo certo para as pessoas certas terá mais chances de ser compartilhado, assim atingindo mais pessoas e conquistando mais seguidores no Instagram.
Portanto, para identificar seu público-alvo no Instagram, identifique as principais hashtags do seu nicho, depois selecione das hashtags as principais publicações e analise uma pequena amostra de perfis que engajaram com os posts.
Tente identificar aspectos comuns nesses perfis analisando sua biografia, número de seguidores, tipos de publicações e outros.
Entre também no “seguindo” desses perfis e descubra quais hashtags eles seguem e quais são as mais comuns.
Dessa forma, você conseguirá identificar aspectos relevantes que servirão para você no momento de produzir conteúdo para sua audiência.
Crie com regularidade conteúdo relevante para sua audiência.
A regularidade na publicação de conteúdo relevante é a parte mais difícil na empreitada para se tornar um influencer no Instagram.
Isso porque, quando alguém decide seguir você no Instagram, o seguidor espera que você publique conteúdo com regularidade e mesma relevância do conteúdo que o atraiu.
Ainda que você tenha poucos seguidores, é importante manter regularidade nas postagens, pois, à medida que as pessoas visitam o seu perfil, elas observarão que você cria conteúdo regularmente e, portanto, ao segui-lo, verá conteúdo com frequência.
Agora, se alguém visita o seu perfil e percebe que não há regularidade nas postagens, embora tenha gostado do conteúdo, ela pode não seguir simplesmente por pensar que não verá postagens frequentimente.
Por isso, principalmente no início, ainda que tenha poucos seguidores, mantenha uma regularidade na publicação de conteúdo.
Assim também mantenha esse conteúdo relevante, pois se quer se tornar um influencer no Instagram, não adiantará publicar com frequência se o conteúdo não for atrativo para sua audiência.
Aprenda como funciona o algoritmo do Instagram.
Conhecer o algoritmo do Instagram vai ajudá-lo a criar publicações otimizadas para a plataforma. É por meio da otimização que você explora todo o potencial de engajamento dos seus posts.
Embora crie conteúdo relevante, isso, por si só, não será o bastante. É a otimização da estrutura da publicação que determina se o potencial das suas publicações é ou não explorado ao máximo!
Então para você se tornar um influencer, procure também aprender como o algoritmo do Instagram funciona. Pesquise e estude tudo sobre a plataforma e suas atualizações.
O perfil @creators no Instagram é um ótimo lugar para obter em primeira mão novidades sobre o Instagram.
Além disso, é importante também aprender como usar os insights do Instagram para obter informações sobre o desempenho do seu perfil. Essas informações serão úteis para fazer ajustes pontuais do perfil ou do conteúdo.
O algoritmo do Instagram procura sempre direcionar conteúdo relevante para cada seguimento. Com base nas interações e buscas dos usuários, ele exibe publicações que acredita ser atrativa para cada usuário.
Aspectos como legendas, hashtags, marcações e qualidade da mídia da publicação são usados pelo Instagram para definir para quais usuários determinada publicação será exibida.
Assim também, cada um dos seus recursos (feed, story, IGTV e reels) possuem algoritmos diferentes, que configuram a plataforma, e demandam otimizações de publicações diferentes.
Por fim, também é importante conhecer as informações como: limite de seguindo e seguidores, limites de caracteres das publicações, limites de hashtags e outros.
Tudo isso contribuirá para obter o máximo de resultados possíveis para o seu perfil e ter sucesso como influencer no Instagram.
Adote as melhores práticas de postagem.
Publicações bem estruturadas, além de ajudar na otimização do post, contribuem para uma boa experiência do usuário.
Então adote as melhores práticas na montagem da publicação, sempre pensando em como proporcionar a melhor experiência para o usuário.
Sendo assim, no Instagram, adote boas práticas na hora de publicar, tais como: boa qualidade de imagem, legendas separadas em blocos de texto, informações de localizações, marcações e hashtags quando relevantes.
Trabalhe para criar um perfil no Instagram bonito, com estilo e organizado. Dê à sua audiência todas as informações necessárias e importantes na sua biografia.
Por fim e mais importante, procure sempre manter discussões e abordagens respeitosas. Evite fazer ofensas, agir com intolerância ou preconceito. Respeite opiniões diferentes e busque sempre manter tudo o mais saudável possível.
Como fechar parcerias como influencer no Instagram?
Após seguir os passos acima, você estará pronto para se tornar um influencer. Influenciadores são constantemente procurado por marcas e empresas para negócios, por isso, é importante se preparar para quando isso acontecer.
Assim sendo, à medida que prosperar em seu objetivo como influenciador no Instagram, procure se organizar para receber propostas de parcerias.
Elabore uma apresentação e esteja pronto para falar sobre o que você faz. Estabeleça condições, formas e valores para parcerias.
Por fim, elabore relatórios profissionais e se prepare para negociar parcerias. Tudo isso contribuirá para ter sucesso como influencer no Instagram.
Conclusão
O papel do Influenciador nas ações de marketing das marcas é cada vez mais necessário. O influencer no Instagram é um profissional que cria pontes entre marcas e consumidores, a tendência é que ele se torne ainda mais importante no futuro.
Ser um influencer demanda muita persistência e resiliência para se manter constante e aprender ao longo da empreitada.
Se você quer se tornar um influencer no Instagram você deve se dedicar muito, sempre buscando aprender e melhorar.
E aí, gostou das dicas? Compartilhe com a gente o que você acha de ser um influenciador digital? Até a próxima.