Imagine que você está na fila de uma padaria, esperando para ser atendido enquanto olha desinteressado para a TV no canto de uma parede: na tela, a previsão do tempo. Até que…
Vindo de trás de você, alguém diz a notícia mais interessante do planeta para quem usa redes sociais, especialmente para quem trabalha com elas:
“É o que fazemos… usamos as tecnologias a nosso favor. Agora dá até para criar posts com IA, acredita?”
Intrigado, você se vira para ver quem é o dono da voz: um homem conversa ao telefone.
“E você sabe… ninguém quer acender fogueira batendo pedras se pode agilizar o trabalho usando um isqueiro”.
E aí? Uma faísca de curiosidade saltou da sua mente?
Embora meramente ilustrativo, o cenário acima é para esclarecer de já que, ao contrário do que se pode argumentar, você não está sendo “desonesto” por criar posts com IA.
Está sendo estratégico e, acima de tudo, ganhando tempo para investir em outras tarefas — e quando se tem um negócio, online ou não, esse é o tipo de coisa brilhante a ser feita.
É por isso que vamos abordar neste conteúdo as melhores ferramentas para criar posts com IA, seja para o Instagram, TikTok ou outras mídias sociais.
É possível criar posts para redes sociais usando inteligência artificial?
Caso você não saiba exatamente o que é isso, a inteligência artificial, também chamada de IA, é uma área da ciência da computação.
Ela cria algoritmos com a capacidade de imitar determinadas capacidades cognitivas dos humanos, como o raciocínio e o aprendizado.
Direcionando esse conceito para o foco deste conteúdo, vamos abordar ferramentas e plataformas que, ao usarem inteligência artificial, ganham a capacidade de criar posts para redes sociais como se fossem pessoas fazendo isso.
Como funciona a IA na criação de posts?
Ao acessar uma ferramenta cujo foco é a criação de conteúdos (para mídias sociais, por exemplo), você deverá fornecer certas informações a ela. Ou seja, direcioná-la para aquilo que deseja que ela produza.
De modo geral, essas ferramentas vão criar (sempre focando em gerar resultados similares ao que seres humanos conseguiriam obter) conteúdos textuais, como legendas, textos de publicidade e mensagens de felicitações, e conteúdos gráficos, como imagens para colocar no feed do Instagram ou vídeos para postar no TikTok.
Vantagens e desvantagens de criar posts com IA
A criação de posts com IA, embora traga uma variedade de benefícios, também tem desvantagens. Vamos esclarecer melhor cada um desses extremos adiante.
Vantagens
Uma das melhores vantagens de se criar posts com IA é, sem dúvida, a economia de tempo.
Afinal, a ferramenta vai gerar um conteúdo que, por vezes, exige muito investimento de tempo para ser produzido.
A consistência no tom de voz empregado nas legendas de posts é outro ponto alto.
Isso ocorre porque é mais fácil uma IA conseguir manter a identidade visual e verbal de uma marca do que um ser humano, naturalmente mais propenso a cometer erros.
Outra vantagem é a escalabilidade: com a IA, dá para criar um satisfatório volume de posts para atender as demandas de criação de conteúdo.
Desvantagens
Nem tudo se resume a “Que maravilha! Agora vai dar tudo certo!”.
E é por isso que o primeiro ponto negativo do uso de IA para criar posts envolve a padronização de conteúdos.
Essas ferramentas são uma forma de economizar tempo e gerar conteúdos interessantes, isso, no entanto, jamais irá substituir a criatividade humana.
Você notará que, embora interessantes, os conteúdos criados por elas nem sempre irão ressoar com os sentimentos humanos.
É como uma comida bem feita, mas que carece de algo… um tempero, um toque pessoal, uma abordagem genuinamente humana.
Quer um exemplo?
Se você tem uma loja virtual, pode, em dado momento, querer escrever uma legenda mais íntima, agradecendo a todos os seus clientes.
Ao escrever o post usando as próprias palavras, expressando sentimentos profundos e até mencionando cenários que, de fato, aconteceram, você terá maiores chances de conquistar a atenção e o encanto das pessoas por conta de um ponto-chave: a conexão.
No entanto, se pedisse a uma IA para que fizesse uma legenda com essa mesma abordagem pessoal, ela até criaria algo interessante, mas… honestamente?
Não seria tão arrebatadora quanto a legenda particular e cativante que você escreveu.
Outras desvantagens de criar posts com IA são:
- Pouca originalidade;
- Desenvolvimento de dependência tecnológica;
- Inexatidões: ainda que criada para ser eficiente, uma IA também comete erros;
- Perda de habilidades: se você deixar de criar conteúdos, irá “atrofiar” as suas habilidades de escrita com o tempo.
6 melhores ferramentas de IA para criar posts de redes sociais
Você facilmente encontra uma enorme quantidade de ferramentas que podem ajudá-lo a criar posts com IA. E é provável que mais um punhado delas surja nos próximos anos.
De toda forma, listamos 6 ferramentas maravilhosas para você conhecer, todas elas fáceis, práticas e intuitivas. Veja:
1 – ChatGPT.
Se você não conhece o ChatGPT, o que é bem improvável por conta do quão falada ficou a ferramenta, aqui está: ela é uma inteligência artificial que cria conteúdos textuais coerentes e extremamente similares ao que os seres humanos seriam capazes de produzir.
Tudo o que você precisará fazer para obter o máximo potencial dessa inteligência artificial é saber quais os melhores prompts (comandos) dá a ela.
Junto a isso, você também deve dar comandos claros: se não diz exatamente o que deseja, a ferramenta pode entender errado e acabar gerando uma resposta desconexa.
Outro ponto positivo do ChatGPT é que ele usa aprendizado contínuo: ao passo que você vai fazendo perguntas sobre o mesmo tema, ele vai aprimorando as respostas, pois as interliga com todas aquelas dadas até então.
2 – Jasper.
Assim como o ChatGPT, o Jasper também é uma excelente ferramenta para criar posts com IA.
Quando se trata de todas as coisas que você consegue criar por meio dela? A lista não caberia aqui.
Páginas de destino, currículos, scripts de podcast, emails e, claro, posts para redes sociais.
Essas são só algumas das infinitas possibilidades que essa ferramenta dá.
Quer obter ideias? Ela ajuda. Quer corrigir erros gramaticais de uma redação da escola? Também.
Não é à toa que há mais de 100 mil pessoas criando conteúdos com ela.
Ah, e você até pode usar a extensão Jasper Everywhere.
Ela vai facilitar ainda mais na hora de criar conteúdos para a loja virtual no Instagram, legenda para vídeo no TikTok e descrição de produtos para e-commerce, por exemplo.
3 – Canva
O Canva, além de um promissor editor de imagens repleto de opções, também tem a funcionalidade, graças a IA, de criar imagens.
Quanto mais informações fornecer a plataforma, mais alinhada ficará a imagem produzida com aquilo que você busca.
Assim como acontece em outros geradores de imagem com IA, como o Stable Diffusion e o Fotor, apenas certifique-se de ser o mais objetivo possível na hora de fornecer informações para a inteligência artificial.
Evite confusão na escrita.
Se você tiver pensado em determinada imagem, mas a ferramenta criar uma com aspectos desalinhados do que você procura, é só editar as informações que escreveu e adicionar outros detalhes que julgar relevantes.
Outras 3 ferramentas para você criar posts com IA
Abordamos de forma detalhada três ferramentas para que você pudesse conhecer melhor como se dá o funcionamento delas na criação de posts.
Elas, porém, são só algumas das várias que existem por aí, então elencamos outras para descomplicar mais a sua vida. Use-as com sabedoria.
- Copy.ai: foco em criar textos atraentes;
- Writesonic (ou, como o própria plataforma se autodenomina: “Melhor escritor de IA para criar);
- Lumen5: criação de vídeos a partir de conteúdos existentes.
Use IA para criar posts e dê toques pessoais de originalidade
Como citamos no começo, você não está trilhando um atalho desonesto por criar posts com IA.
Está usando o isqueiro ao invés de batendo pedras, entende?
Entretanto, lembre-se de algo importante: a inteligência artificial é sim um mecanismo para criar posts incríveis.
Isso, no entanto, não anula o fato de você, quando bem entender, tornar este conteúdo mais valioso, pessoal e, sobretudo, cativante.
Portanto, se usará 100% do que a IA criar, ou apenas 50%, ou, ainda, simplesmente ler o que ela produziu para usar de inspiração, vá em frente.