PLR no marketing digital: aprenda o que é e como começar

PRL no marketing digital
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Ainda que soe contra-intuitivo ou pareça com um daqueles discursos enganosos que rolam na internet, você não precisa iniciar do zero para começar a ganhar dinheiro como empreendedor.

No mundo dos negócios, existem diversas formas de se fazer as coisas, e iremos mostrar que o PLR no marketing digital é uma delas.

Essa estratégia, como ficará claro ao passo que você ler este conteúdo, diz respeito a uma excelente opção para empreendedores que desejam entrar no mercado, mas que não tem tanto dinheiro para investir quanto gostariam ou não têm tempo para criar um produto.

E se você se encaixou no cenário que acabamos de mencionar, continue lendo, porque uma das vantagens do PLR é justamente ser um negócio lucrativo e de baixo custo — e você vai querer adotar essa estratégia no exato instante que conhecer todos os benefícios que ela proporciona.

O que é PLR?

PLR, cuja sigla quer dizer Private Label Rights, ou seja, Direitos de Marca Própria, diz respeito a um produto, que pode ser tanto físico quanto digital (como os infoprodutos), cuja licença de propriedade intelectual é da pessoa que o adquire.

Descomplicando o conceito, se você adquire um produto PLR, por exemplo, ainda que ele tenha sido criado por uma empresa, todos os direitos autorais dele passam a ser seus a partir do momento que você o compra.

Isso, de modo prático, quer dizer que você passa a ter o direito de, quando bem entender, modificá-lo e vendê-lo para o seu público-alvo — e tudo isso livre de qualquer preocupação com complicações relacionadas à lei brasileira ou ao pagamento de taxas.

Nesse modelo de negócio, portanto, você revende um produto usando o nome da sua própria empresa, da sua marca.

“Como se ele fosse meu, mesmo que tenha sido criado por outra pessoa?” Exatamente.

Assim, como você tem toda a licença de propriedade cedida por por quem criou o produto PLR, se quiser alterá-lo de determinadas maneiras para que ele fique mais alinhado e atraente para o público que você quer atingir, basta fazê-lo.

Quais são os tipos de PLRs?

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Agora que você compreendeu o que é PLR, é essencial que conheça um pouco sobre os principais tipos.

Ou seja, os PLRs mais vendidos, afinal, eles ajudarão a aumentar a sua lucratividade.

Dito isso, os principais tipos de PLR são:

Ebook.

Sendo um dos principais PLRs, os ebooks, também chamados de livros digitais, são comumente usados por empreendedores em suas estratégias de negócio.

Por exemplo, para combinar com os conteúdos postados em seu Instagram empresarial, um empreendedor pode decidir comprar um ebook PLR interessante para os seguidores e revendê-lo como se fosse ele mesmo o criador do livro digital.

Audiobook.

Seguindo a mesma lógica que o ebook, o audiobook, que é criado em formato de áudio, também é um PLR no marketing digital bastante comum.

Além da praticidade, já que uma pessoa pode ouvi-lo enquanto malha ou cozinha, ele traz uma gama de possibilidades quando se trata de assuntos, como os audiobooks focados em entreter e em informar.

Jogos de computador e celular.

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Se você tem certa familiaridade com o mundo dos jogos ou deseja ingressar nesse segmento de mercado, investir nesse tipo de PLR é uma escolha assertiva.

Aqui, você pode tanto divulgar jogos gratuitos (mas que contém versões pagas) quanto revendê-los.

Seminário virtual.

Talvez você conheça esse tipo de PLR no marketing digital como webinário. De qualquer maneira, ele diz respeito a um seminário virtual produzido em formato de vídeo.

Esse seminário pode ser feito ao vivo ou apenas ser gravado.

Aplicativo.

Esse é, com certeza, um dos tipos de PLR no marketing digital mais promissores.

Muito disso está no fato de que todos nós, em diversos momentos, precisamos acessar aplicativos para fazer determinadas tarefas.

Por fim, além desses tipos de PLRs, também é crucial citar outros igualmente importantes, como:

Podcast.

Para o Podcast, um tipo de PLR comum são os scripts de episódios.

Eles são utilizados para auxiliar na criação de episódios de podcast e podem ser modificados para se adequar ao tom e estilo do criador do podcast.

Programas de computador.

No caso de Programas de computador, os PLRs mais comuns são softwares de produtividade e de criação de conteúdo.

Eles podem ser modificados para atender às necessidades específicas do público-alvo de um empreendedor.

Cursos online.

No contexto de cursos online, os PLRs mais populares são os vídeos de treinamento, os quais podem ser editados e personalizados pelo criador do curso.

É importante destacar que, para esse tipo de PLR, é essencial adquirir o direito de revender o conteúdo, a fim de evitar problemas com direitos autorais.

Templates de produtos.

Os templates de produto são PLRs que podem ser utilizados em diversas áreas do marketing digital, como para criação de materiais gráficos, de apresentações e de websites.

Eles ajudam a economizar tempo e dinheiro ao fornecer modelos pré-prontos que podem ser personalizados pelos empreendedores conforme as necessidades de seus negócios.

Como funciona o mercado de PLR?

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Antes de tudo, é preciso entender o seguinte cenário: um infoprodutor, que é um empreendedor produtor de conteúdo, cria um infoproduto do zero.

Exemplo: um ebook voltado para o segmento de saúde que aborda sobre o emagrecimento saudável.

Certo. Esse é o cenário que você talvez já conheça.

No entanto, e é aqui que está o ponto, quando se trata de um produto PLR, tem-se um outro processo.

Aqui, o empreendedor não cria um produto do zero.

O que ele faz é comprar um produto PLR que outra empresa criou e, ao fazer isso, adquire todos os direitos de uso e revenda dele.

Com isso, ele poderá vender o produto PLR como se fosse seu, ainda que ele não tenha sido quem o criou.

Por fim, ele irá adotar diversas estratégias para vender o produto PLR em questão, como criar campanhas de marketing digital e recrutar afiliados digitais.

Outras possibilidades.

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Além de criar campanhas e recrutar afiliados para vender um produto PLR, um empreendedor também pode combinar o produto PLR com outros e, a partir disso, “criar” um novo produto.

Fazer isso, aliás, é uma estratégia eficiente, sobretudo quando consideramos que outros empreendedores podem promover o mesmo produto PLR.

Assim, essa combinação, como você deve imaginar, ajuda a criar um diferencial que aumentará as chances de venda.

Quais são os produtos PLR mais vendidos?

Existem vários, e alguns deles já foram citados neste conteúdo, como os webinários, cursos online e programas de computador.

Junto a eles, incluem-se também os banners, gráficos, e-mails, landing pages e áudios.

Os produtos PRL são muito versáteis e podem abranger diversas áreas e formatos, o que faz com que existam muitos produtos PLR disponíveis no mercado.

Além dos produtos já citados anteriormente, há outros que também são bastante populares entre empreendedores digitais.

Entre os produtos PLR mais vendidos, destacam-se os banners, que são uma ferramenta importante para a publicidade online.

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Eles podem ser utilizados para promover produtos e serviços em sites, blogs, redes sociais e outras plataformas.

Outro tipo de produto PLR muito procurado são os gráficos, que incluem ícones, infográficos, imagens e outros elementos visuais utilizados na criação de conteúdos digitais.

Esses elementos são fundamentais para tornar o conteúdo mais atrativo e impactante, o que pode contribuir para aumentar o engajamento e as conversões.

Os emails também são produtos PLR muito comuns, especialmente no marketing de relacionamento.

Esses materiais podem ser utilizados para nutrir a base de leads e clientes, mantendo-os informados sobre novidades, promoções e outras novidades relacionadas ao seu negócio.

As landing pages, por sua vez, são páginas específicas criadas com o objetivo de converter visitantes em leads ou clientes.

Elas podem ser utilizadas em campanhas de anúncios ou de e-mail marketing, e costumam apresentar um formato mais simples e direto do que as páginas convencionais de um site.

E ainda podemos incluir os áudios, que são outro tipo de produto PLR que vem ganhando destaque nos últimos anos.

Eles podem ser utilizados em diversas situações, como em podcasts, aulas online e outros conteúdos digitais que demandem uma narração profissional.

4 sites para encontrar produtos para PLR

Conhecendo o site certo para comprar um PLR, você vai conseguir um excelente desempenho com as vendas.

Nesse sentido, separamos alguns dos principais para você conferir e começar a revender.

PLR.ME.

Em funcionamento desde 2008, você pode encontrar uma diversidade de produtos PLR neste site, como artigos, tutoriais, pacotes de conteúdos, ebooks, apresentações e conteúdo de treinamentos.

PLR Book.

Como já sugere o nome, trata-se de um site onde você acha PLRs no formato de ebook.

É importante destacar, porém, que se trata de um site de PLR voltado para o segmento de saúde, por isso, ao acessá-lo, você irá encontrar PLRs como pacote de receitas focadas em emagrecimento ou para pessoas com restrições alimentares.

ID PLR.

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Possuindo mais de 12 mil PLRs à venda, este site tem algumas características que o torna um dos mais atraentes.

Algumas delas são a possibilidade de registro gratuito, atualizações diárias do catálogo e a visualização dos produtos PLRs mais requisitados (um ótimo norte em caso de dúvidas).

Themeforest – Envato Market.

Se você tem alguma familiaridade com desenvolvimento de aplicativos e websites, a Themeforest é uma excelente oportunidade para viabilizar seu negócio PRL.

Estamos falando aqui de um dos maiores mercados online de temas para WordPress, HTML, Joomla, Magento e outros, pertencente à mesma família do Envato Market.

O funcionamento da plataforma é bem simples e permite que o usuário venda desde sites, templates, temas WordPress, plugins e muito mais.

Além disso, é possível comercializar produtos digitais PRL, desde que se possua a licença necessária.

Na Themeforest é possível encontrar templates de websites pré-prontos que podem ser customizados para se adequar às necessidades de um empreendedor.

Para quem deseja comercializar produtos PRL, a Themeforest pode ser uma excelente opção, já que oferece uma variedade de opções de produtos digitais que podem ser adaptados para atender às necessidades de um nicho de mercado específico.

Além disso, a plataforma oferece suporte técnico para os desenvolvedores, o que pode ajudar a solucionar eventuais problemas que possam surgir durante a customização dos templates ou plugins adquiridos.

PLR vs. Dropshipping: qual a diferença?

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Com base na definição e exemplos sobre os quais tratamos anteriormente, fica mais fácil entender a diferença entre PLR e dropshipping.

Afinal, embora ambos sejam possibilidades de negócio, podem ou não ser promissores para determinados tipos de empreendedores.

Veja bem, com o PLR, você consegue vender produtos que serão “marcados” com a marca da sua empresa.

Isso pode vir especificado na embalagem do produto, por exemplo.

Por outro lado, se você é um profissional de dropshipping, realiza a venda de produtos sem marca. Entende?

Resumidamente, no dropshipping, você vende o produto de outra pessoa, ao passo que, com o PLR, você adquire os direitos autorais de um produto e o vende como fosse seu.

Sua vez de implementar PLR no marketing digital

Como explicado ao longo do conteúdo, o PLR é uma estratégia de negócio — com baixo custo — muito usada no marketing digital.

Portanto, se você quer empreender, mas não tem tempo para criar um produto ou não tem o orçamento necessário, vender produtos PLR é uma decisão assertiva.

E você viu que há uma variedade de produtos PLRs no marketing digital: tudo o que deverá fazer é escolher aquele que estiver mais alinhado com o seu segmento de negócio.

Se assuntos como esse interessam a você, é provável que queira conferir outros negócios em alta promissores para empreender.

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