Monetização do YouTube Shorts: entenda como funciona e como monetizar seu conteúdo

monetização do youtube shorts
Publicidade

Recentemente o YouTube se rendeu a tendência dos vídeos curtos, e mais que isso, agregou uma super novidade, a possibilidade de monetização do YouTube Shorts.

O YouTube é uma plataforma famosa, não somente por ser uma grande referência quando o assunto é assistir a vídeos, seja um tutorial sobre como fazer um jantar, um compilado de vídeos engraçados ou uma aula de geometria analítica.

Ele também é famoso por conta de um aspecto muito atraente: a oportunidade de lucrar com conteúdo.

Isso porque os criadores de conteúdo que seguem todas as políticas da plataforma e realizam o processo necessário para se tornarem parceiros dela conseguem receber uma quantia em dinheiro.

Com a chegada do YouTube Shorts, um novo jeito de criar e consumir vídeos sobre o qual vamos entender a fundo adiante, não poderia ser diferente.

Por meio dele, você não precisa produzir vídeos longos e horizontais para conseguir monetizar.

Agora, pode criar vídeos curtos e verticais e, ainda assim, ganhar dinheiro com eles.

É o que deseja, certo? Preparamos um conteúdo completo a seguir.

Continue lendo.

O que é o YouTube Shorts?

Como você mesmo já deve ter visto enquanto usava o YouTube, o YouTube Shorts trata-se de uma nova forma de os usuários assistirem a vídeos na plataforma e, também, de os criarem.

Ou seja, um Short nada mais é do que um vídeo de curta duração (máximo de 60 segundos), exibido em formato vertical (e não em formato horizontal, formato com o qual estamos acostumados a ver vídeos) e direcionado para os usuários de smartphones.

o que é o YouTube Shorts

“O mesmo estilo de vídeo que é exibido no TikTok e no Reels?” Exatamente, inclusive, tem seu próprio algoritmo.

Aliás, assim como acontece no TikTok e no Reels, você também consegue fazer vídeos para o Shorts adicionando imagens, encadeando vídeos, adicionando músicas, entre outras possibilidades.

Os usuários podem acessar o YouTube Shorts tanto pelo celular quanto pelo computador.

Ao entrar no aplicativo pelo celular, por exemplo, você consegue observar a opção de Shorts logo na barra inferior da tela.

No que diz respeito à sua origem, em 2020, o YouTube já havia anunciado que estava criando o Shorts.

No entanto, foi apenas em 2021, depois de uma versão beta que aconteceu na Índia, que o YouTube Shorts passou a ser usado em todas as partes do planeta.

Como funciona monetização do YouTube Shorts

Publicidade

Para que você consiga entender como funciona a monetização do YouTube Shorts, é necessário falarmos que foi somente recentemente, a partir do dia 1º de fevereiro de 2023, que os criadores de conteúdo que fazem parte do Programa de Parcerias do YouTube começaram a gerar receita com os vídeos postados no Shorts.

Antes disso, o único jeito de monetizar canal no YouTube se dava por meio de postagens de vídeos longos.

De forma clara, essa monetização do YouTube Shorts é proveniente dos anúncios que a plataforma exibe entre os vídeos no Feed do Shorts.

Isso foi um jeito de substituir o Fundo de recompensa do YouTube Shorts — caso você nunca tenha ouvido falar, tratava-se de um fundo de 100 milhões de dólares que o YouTube tinha criado para distribuir entre os anos de 2021 e 2022 por mais de 30 países.

Quando esse Fundo ainda estava ativo, o YouTube entrava em contato com os criadores de conteúdo que se destacavam no Shorts e os recompensava financeiramente por isso.

Como monetizar o Youtube Shorts?

Publicidade

Se você já produz conteúdo para o YouTube Shorts, tudo o que terá de fazer é ativar a monetização.

O primeiro passo é se qualificar para gerar essa receita — e você faz isso aceitando os termos do Módulo de monetização dos Shorts.

Ao realizar essa ação, você vai começar a ganhar dinheiro por meio dos anúncios exibidos entre os vídeos no Shorts e, também, quando for o caso, com o YouTube Premium (explicaremos melhor e de modo particular sobre isso ainda neste conteúdo).

De toda forma, após você se qualificar, a participação na receita de anúncios exibidos no Shorts vai ser aplicada às visualizações qualificadas dos Shorts que o canal publicou.

Só para esclarecer: quando se fala em visualizações qualificadas, isso se refere a todas aquelas visualizações que aconteceram depois que o canal foi aceito na monetização do Shorts, e não antes disso.

Isso porque todas as visualizações acumuladas antes de um criador de conteúdo aceitar o Módulo de monetização do Shorts não valem para essa receita.

Publicidade

Etapas de participação na receita de anúncios dos Shorts

De forma resumida, o que acontece é:

  • toda a receita gerada pelos anúncios é alocada em um fundo;
  • a receita alocada neste fundo é distribuída entre os criadores de conteúdo que geram receita com base no número de visualizações que cada um deles gerou.

Para ficar mais claro, a participação na receita de anúncios dos Shorts possui 4 etapas. Confira em detalhes a seguir:

1 – Fundo da receita de anúncios do Feed dos Shorts.

Todos os meses, a receita que os anúncios exibidos entre os vídeos do Feed do Shorts gera é somada e usada para duas finalidades: primeira, pagar os criadores de conteúdo e, segunda, cobrir os custos referentes ao licenciamento de músicas.

2 – Calcular o Fundo para criadores.

Com base tanto nas visualizações quanto no uso de músicas, a receita gerada pelos anúncios fica alocada no Fundo para criadores.

Nesse caso, como pode ou não envolver o uso de músicas, existem dois cenários:

  • caso o vídeo enviado não tenha música, toda a receita que estiver associada às visualizações vai diretamente para o Fundo para criadores;
  • caso o vídeo enviado tenha música, vai haver uma divisão na receita gerada pelo Short. Nesse caso, o YouTube irá dividir a receita entre duas partes: os criadores de conteúdo, cuja receita será alocada no Fundo para criadores que mencionamos acima, e os parceiros de música.

Ah, é crucial destacar que, quando o assunto é música, existem dois pontos importantes para se entender.

O primeiro deles é que a parte da receita que o YouTube vai direcionar para cobrir o licenciamento da música vai depender da quantidade de faixas que o Short possuir.

Se houver apenas uma faixa de música no Short, por exemplo, metade da receita associada às visualizações será usada para pagar o licenciamento.

O segundo ponto que merece destaque é que, quando o YouTube menciona “música” no Shorts, ele está se referindo a qualquer conteúdo que tenha sido disponibilizado ou declarado pelos parceiros do setor musical do YouTube.

Em outras palavras, “música” é algo bem mais amplo aqui, pois inclui tanto áudios e faixas quanto vídeos e até outros conteúdos de música, como entrevistas com artistas.

3 – Alocar o Fundo para criadores

A receita geral — veja bem, a receita geral — do Fundo para criadores é distribuída, com base no total de visualizações de cada um, entre os criadores de conteúdo que geram receita.

Exemplificando, se um criador de conteúdo receber 7% de todas as visualizações qualificadas dos Shorts enviados por criadores de conteúdo que geram receita, ele vai receber 7% da receita que foi alocada no Fundo para criadores.

4 – Aplicar a participação na receita

Independentemente de os criadores de conteúdo que geram receita terem ou não usado música nos vídeos publicados no Shorts, eles vão receber 45% da receita que foi alocada.

E a participação na receita de assinaturas do YouTube Premium para Shorts?

Publicidade

O YouTube Premium é uma alternativa de assinatura: se você a tiver, vai poder aproveitar os vídeos do YouTube, sejam eles Shorts ou vídeos tradicionais, sem nenhum anúncio.

Você também vai poder reproduzir vídeos em segundo plano, fazer o download deles para assistir quando estiver sem internet e ter acesso premium ao aplicativo do YouTube Music.

Nesse caso, como fica a monetização do YouTube Shorts?

Aqui, 45% da receita líquida do YouTube Premium é destinada para os criadores de conteúdo que geram receita com o YouTube Shorts.

Cada criador, é claro, vai receber um valor referente à sua parcela de visualizações de Short.

Comece a monetização do YouTube Shorts agora mesmo

Desde que você seja um parceiro que gere receita e que tenha aceitado o Módulo de monetização dos Shorts, irá começar a ganhar dinheiro com o YouTube Shorts.

Se ainda não cumpre esses requisitos, busque fazer isso o quanto antes.

E não se esqueça de cumprir com todas as políticas de monetização da plataforma, caso contrário, vai acabar sendo impedido de ganhar dinheiro por meio do Shorts.

Gostou deste conteúdo?

Provavelmente vai querer entender em detalhes como monetizar canal no YouTube.

Publicidade

Você curtiu?