Sua conta não foi aprovada para compras no Instagram? Não se desespere! É possível solucionar o problema! Confira neste guia o passo a passo de como resolver.
O que é Compras no Instagram?
O Compras no Instagram é um recurso destinado para quem deseja incluir o Instagram com mais um canal de vendas do seu negócio.
Esse recuso dá aos lojistas a oportunidade de vender os seus produtos diretamente pelo seu perfil no Instagram.
Com o Compras no Instagram, você pode criar catálogos dos seus produtos e marcá-los em postagens do feed e Stories.
Quando alguém toca na etiqueta, é direcionado para a página do produto onde pode encontrar mais informações e até ser direcionado para a finalização de pagamento.
Considerando que o Instagram se tornou uma plataforma popular e que muitas pessoas o usam para se conectarem com empresas, muitos lojistas se interessam pelo recurso compras para seus perfis na plataforma.
Porém, às vezes ocorre desse recurso não ser aprovado.
No artigo anterior, explicamos como ativar e configurar a função compras no Instagram (Instagram Shopping).
Embora seja simples solicitar a função, ter a conta reprovada é algo muito comum. Isso acontece porque existem algumas etapas técnicas necessárias para aprovação do recurso.
Normalmente, se você fizer as configurações corretas e atender os critérios, dificilmente terá sua conta reprovada.
Agora, quando a conta é reprovada para compras no Instagram, é importante verificar se todos os requisitos foram contemplados, assim como as configurações necessárias.
A seguir, veremos todos os pontos importantes para corrigir e evitar erros, e assim ter a conta aprovada.
Qualificação para Compras no Instagram
A princípio, observe se sua conta está em conformidade com as exigências do Instagram para obter a qualificação.
É comum o Instagram reprovar o recurso compras porque a loja não atendeu os critérios abaixo. Sendo assim, analise com cuidado cada item a seguir:
- Estar em conformidade com o Acordo de Vendedor e as Políticas Comerciais do Facebook.
- Sua conta do Instagram deve ser comercial.
- Você deve vender preferencialmente produtos físicos.
- Sua conta do Instagram deve estar vinculada a uma página do Facebook.
- Você deve possuir uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook ou aba loja na sua Fanpag.
- Você deve possuir um domínio de site no qual pretende vender.
Uma dica é que você faça um checklist com todos os itens relacionados acima, depois confirme se todos foram contemplados.
Dessa forma, você poderá ter certeza de que a sua conta está em conformidade com as políticas. Além disso, é importante ressaltar que o Instagram vem exigindo também que as lojas tenham uma “presença estabelecida”.
Ou seja, você deve possuir um número de seguidores considerável.
Isso não está claro nas instruções do Instagram, então o nosso palpite é que a presença estabelecida abrange a regra de número de seguidores e tempo de existência do perfil.
Portanto, busque obter um número significativo de seguidores — recomendamos a partir de 800 — e tempo de conta mínima de 3 meses.
Conta reprovada para compras: “produto indisponível no seu site Instagram”
O Instagram passou a exigir de quem solicita o recurso uma propriedade de domínio de site.
Por essa razão existem contas cuja função compras é reprovada com a seguinte mensagem: “Produto indisponível no seu site Instagram”.
Para solucionar o problema, é necessário ter uma propriedade de domínio de site. Além disso, é necessário ainda verificar o domínio no Facebook
- Veja aqui um guia completo de como verificar o domínio do site no Facebook.
Felizmente, o site estar funcionando ainda não é uma exigência, embora o Instagram notifique os solicitantes com a mensagem de loja vazia, basta apenas que o domínio verificado seja o pretendido para a loja.
Sendo assim, acesse o seu Gerenciador de Negócios. Na guia ” Segurança da Marca“, toque em “Domínios“, depois toque em “Adicionar“. Siga os passos para verificação.
Cumpri os requisitos e a conta não foi aprovada para Compras no Instagram
Se o perfil está em conformidade com as exigências para obter o recurso compras, será necessário você adotar outra medida para ter a conta aprovada para Compras no Instagram.
Infelizmente, não existe um canal direto para entrar em contato com algum representante do Facebook ou Instagram.
Logo, é necessário você usar outro canal para contatar o Instagram e esclarecer o porque sua conta não foi aprovada para Compras no Instagram.
Sendo assim, no momento, os únicos meios para contatá-los são através de uma reclamação no site Reclame Aqui ou pelo site do consumidor.gov.br.
Dessa forma, um representante entrará em contato com você para solucionar o problema.
Entrando em contato com o Instagram para contas não aprovadas
Após isso, normalmente, o Instagram enviará um e-mail padrão para que você faça uma análise da sua conta e verifique se atende a todos os critérios.
Neste mesmo e-mail, no caso de você estar em conformidade com os itens relacionados, você será solicitado a informar alguns dados para obter uma nova análise.
É importante você fornecer todos os dados e ser o mais claro possível quanto aos problemas relatados.
Normalmente, os itens solicitados são simples de serem encontrados, exceto o número de identificação do Gerenciador de Negócios.
Ele encontra-se na parte mais avançada da conta de negócios.
Por isso, caso tenha dificuldades para encontrar o número de identificação do Gerenciador de Negócio, acesse o Gerenciador de Negócios da sua página.
Depois, localize no link da conta o id contendo 15 números, como na imagem abaixo:
Acesse o seu catálogo de produtos e tire o print da tela. Em seguida, envie as informações que foram solicitadas e aguarde o retorno sobre a sua conta não ser aprovada para o Instagram Shopping.
Finalmente, caso seja aprovada, receberá um e-mail. Nele será confirmado que a sua conta foi aprovada para Compras no Instagram.
Conclusão
Neste tutorial, vimos o que fazer caso tenha sua conta reprovada para compras no Instagram. Conforme visto, é comum ter a conta reprovada para o recurso compras.
Há diversos critérios – nebulosos – que acabam confundindo o usuário e o levam a ter a conta reprovada.
No entanto, quando a conta é qualificada e cumpre os requisitos, dificilmente é reprovada. Por fim, vimos que o Instagram não dispõe aos usuários um canal direto para contato.
Por essa razão, o meio mais eficiente para obter uma nova análise é contatar o Instagram pelo site Reclame Aqui. Desse modo, é possível obter uma nova análise da conta e ter a função aprovada.
E aí, você tentou usar as nossas dicas? Deu certo para você? Conte aqui nos comentários! Até a próxima!