Segurança em marketing digital: 4 principais ameaças e soluções

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Por trabalhar com plataformas online e dados de clientes, os profissionais de marketing digital são um alvo preferencial de cibercriminosos.

De ferramentas infectadas por malware a contas de redes sociais invadidas, as ameaças enfrentadas são muitas – mas, felizmente, também as soluções disponíveis.

Abaixo estão os quatro principais riscos de segurança cibernética que os profissionais de marketing enfrentam e como eles podem ser evitados.

1. Práticas inseguras de trabalho remoto

Não é incomum que publicitários gerenciem campanhas para diferentes regiões ou trabalhem em cafeterias, aeroportos ou em espaços de coworking.

O problema é que, com essas configurações remotas, especialmente ao usar conexões de Wi-Fi públicas, podem se criar enormes brechas de segurança e deixar dados confidenciais expostos a espionagem ou interceptação.

A solução para isso é usar uma VPN para PC.

Com uma VPN (ou rede virtual privada), o tráfego de dados da rede é protegido por criptografia e, portanto, blindado contra os olhos de terceiros.

Para elevar a segurança de arquivos compartilhados, então, é fundamental tornar o uso de VPN uma política padrão para qualquer trabalho externo.

2. Plugins maliciosos

Parte da rotina das equipes de marketing costuma incluir sistemas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress ou Shopify.

Essas plataformas são complementadas, geralmente, por plugins usados para análises de SEO e aprimoramentos de design.

Embora úteis, essas ferramentas podem ser letais.

Isso porque plugins fraudulentos ou com manutenção precária podem introduzir brechas de segurança e dar acesso back-end a dados confidenciais de clientes e campanhas.

Para resolver isso, a recomendação é instalar apenas plugins de desenvolvedores verificados, auditar regularmente os que estão ativos e excluir aqueles que já não são utilizados.

Uma forma de organizar tudo isso é definir cronogramas de atualização.

3. Golpes de phishing disfarçados

Os e-mails de phishing são provavelmente um dos golpes virtuais que mais evoluíram nos últimos anos.

Atualmente, não apenas os textos são muito mais convincentes (graças à IA), mas as mensagens são cuidadosamente arquitetadas, aparecendo como solicitações de colaboração ou notificações urgentes dentro da própria companhia.

O objetivo é enganar os profissionais de marketing, fazendo com que eles cliquem em links maliciosos ou fornecer credenciais para perfis de redes sociais ou plataformas de anúncios.

Evitar esses golpes requer uma combinação de métodos de segurança e treinamento.

De um lado, é importante habilitar a autenticação de dois fatores em todas as contas, especialmente para canais sociais, plataformas de e-mail e redes de anúncios, para adicionar uma camada extra de proteção.

Por outro, deve-se também treinar as equipes para examinar os endereços dos remetentes e evitar clicar em links de fontes desconhecidas.

A realização de simulações internas de phishing para aumentar a conscientização é uma boa estratégia para isso.

4. Roubo de credenciais

Ao lidar com inúmeras credenciais de perfis diferentes, é fácil cair na tentação de reutilizar uma mesma senha para todos eles.

Isso, todavia, é um convite ao desastre – basta, afinal, que um código seja vazado para que todos os sistemas estejam em perigo de violação.

Para manter as contas em segurança, então, é essencial dedicar uma senha única (e forte) para cada uma delas.

Ao usar um gerenciador de senhas, os usuários podem criar e armazenar credenciais complexas e exclusivas para cada plataforma sem precisar se preocupar em recordar milhares de combinações diferentes.

Em qualquer caso, o ideal é se antecipar às ameaças e agir em modo preventivo.

Com a combinação de ferramentas adequadas e uma atitude proativa, os profissionais do marketing podem proteger seus clientes (e suas carreiras) de modo objetivo e simples, tornando suas práticas mais seguras e evitando as principais ameaças da rede.

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