Uma estratégia eficaz para aumentar o tráfego do seu site, sem dúvida, requer a escolha de um dos melhores SEO tools gratuitos e pagos do mercado.
Por isso, é fundamental que essa escolha seja feita com confiança, pois pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia, bem como o lucro ou prejuízo.
Sabemos que não é uma decisão fácil com tantas soluções disponíveis no mercado, por isso preparamos este artigo completo.
Leia e descubra as melhores ferramentas de SEO tools gratuitas e pagas, escolha a opção mais atraente para você e saiba como ter sucesso em sua estratégia.
Confira abaixo.
O que é uma ferramenta de SEO tools?
Antes de você conhecer as melhores ferramentas de SEO tools gratuitas e pagas, é essencial entender sua utilidade.
Uma ferramenta de SEO tools é uma solução que auxilia profissionais de marketing a construir, gerenciar e descobrir insights da web que ajudam a melhorar o desempenho de um site nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca, como o Google.
Os melhores SEO tools permitem que você analise e monitore diversos aspectos do seu site, como palavras-chave, tráfego, links, conteúdo, concorrentes e outros.
Pondo seus recursos em perspectiva, ferramentas de SEO tools são úteis para:
- Analisar e otimizar palavras-chave para melhorar o ranking nos resultados de pesquisa.
- Verificar o desempenho do seu site em termos de tráfego pago, orgânico e conversões.
- Identificar problemas técnicos que afetam o desempenho do seu site, como velocidade de carregamento e erros de rastreamento.
- Identificar e analisar links externos que apontam para o seu site, bem como os links internos no seu site.
- Monitorar a posição do seu site nos resultados de pesquisa em relação aos seus concorrentes.
- Analisar o conteúdo do seu site e encontrar oportunidades de melhoria para melhorar a experiência do usuário e aumentar a relevância para os mecanismos de busca.
As ferramentas de SEO tools podem ser pagas ou gratuitas, e existem muitas opções disponíveis para ajudar os proprietários de sites a melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.
Por que usar uma ferramenta de SEO tools?
Engana-se quem pensa que construir ou manter um site é a etapa mais difícil da empreitada.
O mais complexo de todo esse processo é construir uma estratégia de SEO de sucesso.
Isso porque, além de se concentrar nas recomendações de melhores práticas de mecanismos como Google ou Bing, você precisa estar atento e pronto para superar seus concorrentes.
É por esta razão que existem diversas soluções disponíveis no mercado, e qualquer um dos melhores SEO tools, sejam eles gratuitos ou pagos, poderá te guiar para a estratégia mais promissora.
A melhor ferramenta de SEO tools é o braço direito dos gerentes de sites na construção e manutenção de uma estratégia de SEO bem-sucedida.
Essas ferramentas permitem inúmeras oportunidades de análise de todo o espectro de um site e da web, fornecendo dados completos, além de insights valiosos.
É através de uma ferramenta de SEO tools que você descobre quem são seus concorrentes, qual é sua posição atual, quais são suas oportunidades, o que você pode melhorar entre outros.
6 melhores SEO tools gratuitos e pagos do mercado
No tópico anterior, demos a você boas razões para usar uma ferramenta de SEO tools.
Agora, vamos apresentar uma lista com as melhores soluções de SEO tools disponíveis. Confira.
2 melhores SEO tools gratuitos.
Há algumas ferramentas de SEO Tools totalmente gratuitas que podem oferecer de maneira básica dados essenciais para melhorar a posição do seu site nos rankings e pesquisa dos principais motores de buscas.
Estes são alguns deles:
1- Google Search Console.
O Google Search Console é a ferramenta gratuita de gerenciamento de propriedades de sites do Google no mecanismo de pesquisa do Google.
Com o Google Search Console, você pode gerenciar sites de várias maneiras, como enviar páginas para indexação ou bloqueio, acessar dados de posição média, impressões e cliques de página nos resultados de pesquisa e muito mais.
Há várias funcionalidades interessantes do Google Search Console.
Por exemplo, com ele, é possível analisar backlinks internos e externos do seu site.
Isso significa que você é capaz de descobrir quais backlinks conquistados já foram rastreados pelo Google e também seus respectivos textos âncoras.
Sua utilidade como ferramenta de ferramentas de SEO é fornecer aos gerentes de sites oportunidades para descobrir problemas e oportunidades de melhoria indicadas pelo próprio Google.
Sua importância está na oportunidade de entender a evolução da relação do seu site com o Google ao longo do tempo.
2 – Bing Webmaster Tools.
O Bing, como seu concorrente Google, também oferece uma ferramenta gratuita de gerenciamento de propriedade de sites, o Bing Webmaster Tools.
Os recursos do Bing Webmaster Tools são muito semelhantes aos do Google.
Nele, você gerencia páginas e pode enviá-las para indexação ou não, acessar dados de impressões, posições e cliques, além de obter relatórios sobre oportunidades de melhoria.
Você também pode descobrir backlinks já rastreados pelo Bing para o seu site, além de poder usar gratuitamente seu módulo de pesquisa de palavras-chave.
Assim como o Google, sua utilidade está em descobrir possíveis problemas no site que possam afetar o posicionamento ou indexação das páginas, além de ser importante entender a relação do seu site com o Bing, segundo maior buscador do mundo.
4 melhores SEO tools pagos para auditorias e análises
Agora que você conhece dois dos melhores SEO tools gratuitos, vamos apresentar para você os 4 melhores SEO tools pagos.
Há pelo menos uma centena de soluções disponíveis no mercado, mas em nossa lista trazemos apenas as 4 melhores e mais confiáveis.
1 – Semrush.
Além de Semrush ser o melhor gerador de palavras-chave do mercado, é também a melhor ferramenta de SEO tools para auditorias e análises.
Isso porque é uma das ferramentas mais completas do mercado, com inúmeras funcionalidades para que os administradores de sites possam aumentar o tráfego de forma eficaz.
São tantos recursos que certamente vale a pena um guia completo para explorar cada um deles.
Embora todos os recursos do Semrush sejam muito valiosos, ousamos destacar alguns deles:
- Visão geral do domínio: obtenha uma visão geral do seu domínio, descubra sua pontuação no ranking Semrush, volume de tráfego orgânico e pago, principais palavras-chave, sites concorrentes, backlinks e muito mais.
- Lacunas de palavras-chave: descubra oportunidades de palavras-chave ao comparar seu site com concorrentes em potencial.
- Keyword magic tool: obtenha centenas sugestões, incluindo informações de intenção do usuário na pesquisa e nível de concorrência.
- Auditoria de backlink: acesse dados analíticos dos backlinks do seu site. Descubra potenciais oportunidades de backlinks e backlinks tóxicos.
- Ferramentas de criação de links: monitore e descubra oportunidades de backlink para seu site e entre em contato com o proprietário por meio de mensagens.
Como já mencionado, existem inúmeros recursos e quase todos eles são essenciais para você aumentar seu tráfego em pouco tempo usando a ferramenta Semrush.
Vale também destacar que de todos os SEO tools do mercado, a Semrush é a solução que apresenta versão em português do Brasil mais completa.
Embora depois de tudo isso não haja dúvidas de que vale a pena usar o Semrush, você ainda pode criar uma conta e experimentar o Semrush gratuitamente por 14 dias com nosso link exclusivo.
2 – Ahrefs.
A Ahrefs é uma das ferramentas mais populares do mercado para SEO e análise de backlinks.
Com uma ampla variedade de recursos e funcionalidades, a Ahrefs é uma ferramenta completa para gerentes de sites que desejam melhorar seu desempenho na pesquisa orgânica.
Um dos principais destaques do Ahrefs está em seu ranking score, que é um dos mais populares para avaliar a autoridade e relevância de um site na web.
O Ahrefs apresenta recursos muito semelhantes aos da Semrush, o que significa que também é uma ferramenta completa e, por isso, o Ahrefs está entre os melhores SEO tools pagos.
Estas são funcionalidades que mais se destacam no Ahrefs:
- Visão geral do domínio: descubra o score do seu site no ranking do Ahrefs e tenha um visão geral dos backlinks conquistados e sua qualidade.
- Pesquisa de palavras-chave: obtenha sugestões de palavras-chave com base em pesquisas populares e descubra palavras-chave concorrentes.
- Análise de backlink: analise a qualidade e a autoridade dos backlinks que apontam para o seu site e identifique oportunidades de construção de links.
- Análise de concorrentes: descubra o que seus concorrentes estão fazendo para obter tráfego orgânico e identifique lacunas em sua estratégia.
- Monitoramento de ranking: monitore as posições de seus rankings de palavras-chave ao longo do tempo e acompanhe o desempenho de seus concorrentes.
- Análise de conteúdo: veja quais são os conteúdos mais compartilhados nas redes sociais e identifique as tendências do seu setor.
- Análise de links internos: descubra oportunidades de âncoras de artigos para criar links internos.
O Ahrefs também apresenta uma versão do site no idioma português, no entanto, há muitas páginas e funcionalidades que ainda apresentam somente a versão em inglês.
Embora seja uma ferramenta tão impressionante quanto a Semrush, é uma pena o Ahrefs não oferecer aos usuários uma chance de experimentar suas funcionalidades antes de decidirem comprar.
3 – Moz.
O Moz é uma das ferramentas mais populares e confiáveis de SEO disponíveis no mercado.
Assim como a Semrush e Ahrefs, Moz oferece uma ampla gama de recursos para ajudar os proprietários de sites a melhorar seu desempenho na pesquisa orgânica.
Em essência as funcionalidades em destaque do Moz são:
- Link Explorer: obtenha uma visão geral do seu domínio. Descubra a pontuação do seu domínio no score ranking do Moz e também a autoridade de página, conheça seus backlinks conquistados e a qualidade de cada um deles.
- Pesquisa de palavras-chave: obtenha sugestões de palavras-chave relevantes e compare a dificuldade de classificação de palavras-chave com seus concorrentes.
- Rastreamento de ranking: monitore as posições de seus rankings de palavras-chave ao longo do tempo e compare com seus concorrentes.
- Auditoria de site: analise seu site para identificar problemas técnicos, como erros de rastreamento, problemas de velocidade e problemas de conteúdo.
- Análise de backlink: analise a qualidade e a autoridade dos backlinks que apontam para o seu site e identifique oportunidades de construção de links.
- Análise de concorrentes: descubra o que seus concorrentes estão fazendo para obter tráfego orgânico e identifique lacunas em sua estratégia.
O Moz oferece uma interface fácil de usar e dados precisos, sendo uma ferramenta útil para proprietários de sites que desejam melhorar seu desempenho de SEO.
Essa ferramenta também oferece uma variedade de recursos educacionais para ajudar os usuários a aprender mais sobre SEO, incluindo guias, webinars e um blog ativo.
Ao contrário do Semrush e do Ahrefs que também possui uma versão em Português, o Moz possui somente uma versão de idioma, o inglês.
O Moz oferece um teste gratuito de 30 dias para que os usuários possam experimentar suas funcionalidades antes de decidirem comprar.
4 – Ubersuggest.
Ubersuggest é uma ferramenta de SEO all-in-one, fundada por Neil Patel, que oferece uma ampla variedade de recursos para ajudar os proprietários de sites a melhorar seu desempenho de pesquisa orgânica.
Desta lista dos melhores SEO tools pagos, o Ubersuggest é a solução com preços mais acessíveis para quem deseja adquirir uma ferramenta de SEO tools.
Aqui estão alguns dos recursos que a Ubersuggest oferece:
- Pesquisa de palavras-chave: obtenha sugestões de palavras-chave, volume de pesquisa, dificuldade de classificação e informações de CPC (custo por clique).
- Análise de concorrentes: identifique os concorrentes do seu site, analise suas palavras-chave e descubra oportunidades para superá-los.
- Auditoria de site: analise seu site para identificar problemas técnicos, como erros de rastreamento, problemas de velocidade e problemas de conteúdo.
- Análise de backlink: descubra quem está vinculado ao seu site e analise a qualidade e autoridade desses backlinks.
- Planejador de conteúdo: obtenha ideias para criação de conteúdo e sugestões de palavras-chave para o seu nicho.
- Rastreamento de ranking: monitore suas posições de palavras-chave ao longo do tempo e compare com seus concorrentes.
- Análise de tráfego: analise o tráfego de seu site, incluindo as fontes de tráfego e as páginas mais populares.
Para proprietários de sites, ferramentas como Semrush e Ahrefs são mais confiáveis que o Ubersuggest em comparação a precisão dos resultados de suas funcionalidades.
Além disso, a Ubersuggest é conhecida por sua interface amigável e fácil de usar, o que a torna uma escolha popular entre proprietários de sites de todos os níveis de habilidade.
Conclusão
Neste artigo, você descobriu os 6 melhores SEO tools gratuitos e pagos do mercado.
Como mencionado antes, há pelo menos uma centena deles na web, incluindo softwares SaaS, plugins e outros, mas em nossa lista nos concentramos apenas nos mais confiáveis.
Seja qual ferramenta SEO tools desta lista tenha chamado mais a sua atenção, todas tem potencial de auxiliar gerentes de sites a encontrarem oportunidades únicas para melhorar o desempenho dos seus sites.
E aí, você gostou do nosso conteúdo? Tem alguma sugestão de SEO tools interessante para acrescentar em nossa lista?
Deixe sua sugestão nos comentários.