Juliette: história e porque fez tanto sucesso no Instagram

juliette
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Juliette foi um fenômeno na 21ª edição do Big Brother Brasil de 2021.

Até a redação deste artigo, Juliette bateu todos os recordes de ganho de seguidores no Instagram e engajamento como participante do BBB.

Ao longo deste artigo, vamos desvendar os enigmas de todo esse sucesso, além de aprender com ele, é claro.

Confira.

Juliette foi um fenômeno do marketing no Instagram?

Tudo bem, na era digital, estamos acostumados com a repentina viralidade de vídeos, músicas, áudios e outros conteúdos.

Mesmo assim, alguns eventos de grande escala podem nos surpreender e nos fazer questionar como e por que ele conseguiu atingir tal escala.

A enorme adesão de novos fãs de Juliette Freire foi certamente um dos acontecimentos que nos chamou a atenção.

Afinal, como alguém que era anônima quebrou tantos recordes de engajamento no Instagram ao participar de um reality show?

Por que ela se destacou do resto dos jogadores na conquista de seguidores? Por que ela se tornou tão popular na época?

Claro, não podemos deixar de nos perguntar: qual foi o segredo para ter tanto sucesso nas mídias sociais?

As respostas a essas perguntas são do interesse de todos os profissionais de marketing, influenciadores e muitos outros que lidam diariamente com as mídias sociais.

Todos querem entender como isso pode acontecer e qual é o segredo, a técnica ou método para obter esse resultado.

A seguir, veremos pontualmente o que podemos aprender sobre marketing com Juliette Freire. Confira.

Quem é Juliette Freire?

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Juliette era maquiadora e advogada. Natural de Campina Grande (Paraíba), tinha 31 anos quando estava em confinamento no BBB 21.

Antes da fama, morava em João Pessoa com os pais. A sister é de origem humilde, desde criança ajudava a mãe em seu salão lavando cabelos.

Juliette cursou letras, mas se formou em direito. No confinamento, ela contou como sua vida foi marcada pela dura perda da irmã para um AVC.

Na edição do Big Brother Brasil 2021, ela entrou na disputa por R$ 1,5 milhão.

Durante a maior parte do programa, foi considerada a favorita ao prêmio, e assim aconteceu.

Julitte foi consagrada vencedora da edição do BBB 21 como a maior apoio em votos da história do programa e levou o prêmio de R$ 1,5 milhão.

Juliette no jogo do BBB21

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Durante o confinamento, Julieta exibiu uma personalidade espontânea e carismática.

A sister se revelou bastante sociável e autêntica, sempre em busca do diálogo e boas interações com os demais participantes, embora muitas vezes fosse julgada por seus adversários.

Desde o início do BBB21, Juliette foi alvo de provocações de seus colegas de confinamento por causa do seu sotaque e personalidade.

Por diversas vezes, foi rotulada como uma pessoa “chata” e excluída pelos outros participantes. Mas as atitudes dos seus adversários provocaram a revolta do público.

Ao longo da temporada do BBB21, ela encontrou dois aliados: Gilberto e Sarah que mais tarde formaram o trio conhecido pelo público como G3.

Porém, o trio enfrentou diversos conflitos internos e não resistiu e eles durante o jogo. Juliette seguiu “sozinha” e depois venceu o programa.

O sucesso de Juliette

Juliette se tornou um sucesso para o público ao longo de todo o programa.

Durante a temporada, ela ultrapassou a marca de 20 milhões de seguidores no Instagram, um feito que nenhum dos seus concorrentes ao prêmio ou outros antes foram capazes de atingir.

Nesse sentido, o BBB sempre se destacou por tornar pessoas anônimas famosas. No entanto, a partir da edição do BBB20, o programa passou também a convidar participantes famosos para o confinamento.

Desde então, o número de seguidores no Instagram se tornou uma espécie de “termômetro” para medir como o público reage aos participantes confinados.

À medida que um brother ou sister ganhava muitos seguidores, tinha-se a ideia de que ele(a) estava sendo bem-visto(a) pelo público.

Na edição do BBB20, por exemplo, a Rafaela Kalimann e a Manu Gavassi foram as sisters que mais despontaram em ganho de seguidores durante o reality.

Elas deixaram o programa com 12,8 milhões e 13,2 milhões de seguidores no Instagram, respectivamente.

Nesse ponto, o destaque de Juliette na edição do BBB21 é foi surpreendente.

Isso porque tamanho foi o seu sucesso que, restando ainda três semanas para o fim do jogo, ela já era 4ª participante no ranking dos brothers com mais seguidores no Instagram.

Juliette entrou em janeiro no BBB21 totalmente anônima, com apenas 3,8 mil seguidores no Instagram, e atualmente tem mais de 32,7 milhões.

Juliette Freire
Imagens – Instagram @juliette.

Por que a Juliette foi tão querida pelo público do BBB21?

Essa pergunta é difícil de se responder. Há muitos fatores que contribuiram para o sucesso de Juliette com o público dentro do reality.

Historicamente, nas edições do BBB, os participantes “perseguidos” quase sempre comovem o público, que acaba por comprar a briga do confinado.

No entanto, na edição de 2021, tudo foi diferente. Isso porque a partir da edição 21 do BBB os usuários do Instagram que são fãs do programa desenvolveram o hábito de “cancelar” pessoas.

O cancelamento é uma ação em massa de fãs que deixam de seguir uma pessoa nas mídias sociais e passam a reprová-la por causa de determinada atitude.

No BBB21, o tema foi fortemente abordado pelos participantes, que demonstraram medo de serem “cancelados” na internet por causa de alguma atitude dentro da casa.

Por essa razão, um possível início de explicação seja o fato do público saber que os participantes reconhecem o “cancelamento” como uma punição severa por seus erros graves no programa.

Sendo assim, quando um confinado faz algo reprovável, o público demonstra sua revolta por meio do cancelamento dele nas mídias sociais e alto índice de rejeição na eliminação.

Se o público demonstra grande interesse em revelar sua revolta com por meio do “cancelamento” de alguém, o inverso – aprovação do público – ocorre de maneira igual.

Como a Juliette sofreu rejeição da casa, o público se revoltou e reagiu demonstrando seu apoio a participante nas mídias sociais, dando a Juliette o prêmio.

Como o marketing de Juliette no Instagram ajudou com o seu sucesso no BBB21?

Curiosamente, Juliette tinha o apoio de muitas páginas grandes de notícias e fofocas no Instagram.

Não havia como saber o porquê essas grandes páginas a apoiaram, mas com certeza foi uma das principais razões do seu sucesso.

A suspeita na época é que a sua equipe fez parcerias com esses perfis, embora nada disso tenha sido confirmado oficialmente durante o reality.

Mas, se houve ou não conluio do perfil da sister com esses perfis, o importante mesmo foi sua equipe. De algum modo, eles conseguiram esse apoio importantíssimo.

Com 22 profissionais na época, o time de Juliette tinha gente designada para cada tipo de trabalho necessário para gerenciar seu Instagram e Twitter.

A equipe de marketing fez um excelente trabalho no perfil do Instagram de Juliette.

Uma das grandes estratégias da equipe foi explorar as raízes nordestinas na identidade visual do perfil da sister para reforçar seu orgulho.

Cada postagem tinha muitas cores, de tonalidade leve, e mostravam a confinada como uma pessoa divertida, autêntica, sapeca e espontânea.

Diferente dos demais participantes da época, ela não fez nenhum vídeo de cada momento do reality.

As legendas das publicações tinham uma escrita fácil, que comunicava diretamente com o seguidor e o convidava a se juntar em apoio a participante.

O que podemos aprender com o marketing da Juliette no BBB21?

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Com tudo que foi apresentado até agora, quem deseja crescer nas mídias sociais pode tirar muitas lições da história de Juliette Freire em sua participação no BBB21.

A seguir, veremos algumas delas.

1 – Comoção.

Todo projeto de marketing nas mídias sociais tem seus próprios objetivos. Nesse sentido, com o sucesso de Juliette no BBB21, podemos perceber que a comoção é algo importante no objetivo de um projeto de marketing.

A participante cativou o público através da comoção.

As possíveis injustiças que a participante sofreu foi o estopim para uma comoção em massa do público, que se identificou com a sister e comprou sua causa.

Sendo assim, em um projeto de marketing nas mídias sociais, não basta apenas apresentar o objetivo ao público, é também necessário comovê-lo.

É claro que você não precisa de uma história triste para isso, mas há várias formas de transformar um objetivo em storytelling capaz de comover o público.

Portanto, concentre-se em encontrar formas de inspirar e cativar as pessoas, convidando-as a serem parte na jornada pela conquista do objetivo.

2 – Haters são importantes.

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Nas discussões que aconteceu sobre o BBB21 nas mídias sociais, sempre houve pessoas que discordaram da participante no programa.

Quando isso acontecia, automaticamente os seguidores de Juliette disparavam em defesa da sister gerando longas discussões.

Nesse sentido, podemos notar que os “haters”, embora sejam temidos, possuem um papel importante: ativar os defensores da Juliette nas mídias.

Como resultado, ela estava sempre no topo das discussões e sua presença aumentava substancialmente nas plataformas digitais.

Então podemos aprender que as discussões são um ponto chave para ganhar visibilidade nas mídias sociais.

Em outras palavras as discussões são ativadoras dos defensores de algo ou alguém.

Ao passo que os defensores disparam seus comentários, outras pessoas têm a oportunidade de entender o porquê o envolvido é defendido ferrenhamente.

Por isso, busque – com moderação – criar tópicos de discussão em torno de você, seu negócio ou sua marca.

Isso fará com que sua presença ganhe mais visibilidade nas mídias e, como resultado, mais seguidores.

3 – Parcerias

Sem dúvidas as parcerias são muito importantes para o sucesso nas mídias sociais.

Nesse sentido, Juliette contou com forte apoio de grandes páginas de notícias e fofocas do Instagram, razão pela qual ela estava sempre aparecendo nos trendings topics do Twitter.

Então se você quer sucesso, sem dúvidas precisará fechar boas parcerias para isso.

Busque o apoio de quem já está consolidado perante o público e trabalhe em conjunto para comover as pessoas com sua história.

Obviamente, fazer parcerias com quem já está no topo não é fácil, mas isso não significa que isso deve ficar restrito apenas aos grandes.

À medida que você fecha parcerias com quem possui o mesmo tamanho que você, suas chances de crescer gradativamente ficam maiores.

Portanto, parcerias, mesmo as pequenas, são a chave para o crescimento nas mídias sociais.

4 – Autenticidade

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Se existe algo que atrai atenção dos usuários do Instagram e outras mídias sociais é a autenticidade.

Pessoas que se destacam por sua originalidade costumam ter elevados níveis de engajamento.

Em meio ao “oceano” de pessoas que fazem quase tudo igual, quem busca o diferente se destaca e ganha atenção das pessoas com facilidade.

Juliette, durante sua participação no BBB21, mostrou ser uma pessoa de personalidade autêntica.

Ela não demonstrou insegurança em ser ela mesma e isso é algo que faz o público gostar tanto dela.

Nesse interim, é óbvio afirmar que se você faz o que a maioria faz, dificilmente vai se destacar.

Não ter medo de mostrar sua personalidade é uma das chaves para atrair atenção nas mídias.

Portanto, busque se diferenciar por meio de conteúdo original.

Seja natural e mostre as pessoas que você é apaixonado por você, ou pelo seu projeto, e faça isso de forma que convença as pessoas que você não tem medo disso.

5 – Equipe.

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Todo o sucesso de Juliette no Instagram é em parte resultado do trabalho impecável da sua equipe de marketing.

Como podemos perceber, ela investiu em uma equipe grande, onde cada um trabalha com algo específico.

Para comparar, uma das concorrentes de Juliette no BBB21 da época, a Sarah, que já atuava na área do marketing digital, expôs que sua equipe era composta apenas de três amigas que sempre a consultavam sobre tudo o que postariam.

Já Juliette, contou com uma equipe de 22 integrantes que lidaram com o marketing em todas as plataformas.

Obviamente, tamanho de equipe não significa sucesso certo, mas não podemos negar que isso pode fazer a diferença quando as tarefas são bem definidas e a equipe possui qualidade e sintonia.

Portanto, conte com uma equipe para o seu marketing nas mídias sociais.

Reúna pessoas que tenham sintonia e qualidade. Dê a cada uma sua devida função e deixe elas trabalharem com liberdade e mostrarem suas ideias.

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Conclusão

O sucesso de Juliette, sobretudo no Instagram, foi um acontecimento raro.

A ex-sister quebrou recordes e tudo indica que isso não vai parar por aí.

Mesmo participantes do programa que já eram famosos antes do confinamento, foram superados pela paraibana em número de seguidores e engajamento no Instagram.

Todo esse sucesso não foi por acaso e, com certeza, há muito aprendizado por trás de tanta popularidade.

Neste artigo, pudemos analisar os principais fatores que influenciaram tamanha popularidade de Juliette no Instagram.

E você, o que acha? Concorda com a nossa análise? Conta aqui nos comentários.

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