Juliette BBB21: é o fenômeno do marketing no Instagram?

Descubra o que o sucesso de Juliette Freire do BBB21 ensina sobre marketing nas mídias sociais.

Juliette BBB21

Por que Juliette faz tanto sucesso no BBB21? O que podemos aprender com o sucesso da sister em termos de marketing no Instagram? Fique, leia até o final e descubra!

Juliette é um fenômeno do marketing no Instagram?

Tudo bem que na era digital já estamos acostumados com viralizações repentinas de vídeos, músicas, áudios e outros.

Ainda assim, certos acontecimentos de proporções gigantescas são capazes de nos surpreender e nos fazer questionar como e por que foi capaz de atingir tamanha proporção.

A imensa quantidade de seguidores de Juliette Freire, com certeza, é um desses acontecimentos que chamam muito a nossa atenção.

Afinal, como uma pessoa, até pouco tempo atrás considerada anônima, consegue, através da participação em um reality Show, quebrar tantos recordes de engajamento nas mídias sociais?

Por que ela despontou dos outros participantes no ganho de seguidores? Por que ela é tão querida pelo púbico aqui fora?

E, claro, não podemos deixar de questionar, qual é o segredo para obter tamanho sucesso nas mídias sociais?

A resposta para essas perguntas interessam a todos os profissionais de marketing, influenciadores e tantos outros que trabalham diariamente com mídias sociais.

Todos querem entender como isso pode acontecer e qual é o segredo, a técnica ou método para obter esse resultado.

A seguir, veremos pontualmente o que podemos aprender sobre marketing com Juliette Freire. Confira.

Quem é Juliette Freire?

Juliette é maquiadora e advogada, nasceu em Campina Grande (Paraíba), tem 31 anos e morava em João Pessoa com os pais. A sister é de origem humilde, desde criança ajudava a mãe em seu salão lavando cabelos.

Juliette cursou letras, mas se formou em direito. No confinamento, ela contou como sua vida foi marcada pela dura perda da irmã para um AVC.

Na edição do Big Brother Brasil 2021, ela entrou na disputa por R$ 1,5 milhão e, até o momento em que este artigo é escrito, é considerada uma das favoritas ao prêmio.

Juliette no jogo do BBB21

No confinamento, Juliette revela possuir uma personalidade espontânea e carismática. A sister é bastante comunicativa e autêntica, sempre busca o diálogo e o bom convívio com os demais participantes, mas por muitas vezes, foi julgada pelos adversários e vista pelo público como traída pelos seus aliados durante o jogo.

No início do BBB21, Juliette sofreu chacota dos colegas de confinamento por causa do seu sotaque e sua personalidade comunicativa. Por diversas vezes foi considerada uma pessoa “chata” e foi excluída pelos demais participantes.

Tais atitudes despertaram a indignação do público, que comprou sua briga com todos da casa que não simpatizaram com ela.

Ao longo da temporada, ela encontrou dois aliados: Gilberto e Sarah, formando o trio que foi apelidado pelo público como G3.

No entanto, o trio enfrentou conflitos internos, então Gilberto e Sarah se voltaram contra Juliette durante o jogo. Tal situação provocou revolta no público que, em resposta, eliminou Sarah com mais de 70% dos votos.

O sucesso de Juliette

Juliette se tornou um sucesso para o público ao longo do programa. Durante a temporada, a participante ultrapassou a marca de 20 milhões de seguidores no Instagram, uma marca que nenhum dos seus concorrentes ao prêmio e também nenhum outro sister foi capaz de atingir durante o reality.

O BBB sempre se destacou por tornar pessoas anônimas famosas, no entanto, a partir da edição do BBB20, o programa passou também a convidar participantes famosos para o confinamento.

Desde então, o número de seguidores no Instagram se tornou uma espécie de “termômetro” para definir como o público estava reagindo aos participantes confinados.

À medida que um brother ou sister ganha muitos seguidores, tem-se a ideia de que ele está sendo bem visto pelo público.

De modo contrário, quando um confinado perde seguidores, tem-se a ideia de que ele está sendo mal visto pelos espectadores.

Na edição do BBB20, Rafa Kalimann e Manu Gavassi foram as sisters que mais despontaram em ganho de seguidores durante o reality do BBB20, elas deixaram o programa com 12,8 milhões e 13,2 milhões de seguidores no Instagram, respectivamente.

Nesse sentido, o destaque de Juliette na edição do BBB21 é, sem dúvidas, surpreendente. Ainda restam aproximadamente 3 semanas para o fim do jogo e a sister já é a 4ª participante no ranking dos brothers com mais seguidores no Instagram.

Juliette entrou em janeiro no BBB21 totalmente anônima, com apenas 3,8 mil seguidores no Instagram, e até agora já ultrapassa os 20 milhões.

Juliette Freire
Imagens – Instagram @juliette.freire

Por que a Juliette é tão querida pelo público do BBB21?

Essa pergunta é difícil de se responder. Há muitos fatores que somam para o sucesso de Juliette com o público dentro do reality.

Historicamente, nas edições do BBB, os participantes “perseguidos” quase sempre comovem o público, que acaba por comprar a briga do confinado no programa.

No entanto, na edição de 2021, esse cenário foi diferente. Recentemente, nas mídias sociais, os usuários desenvolveram o hábito de “cancelar” pessoas.

O cancelamento é uma ação em massa de usuários que param de seguir uma pessoa nas mídias sociais e passam a reprová-la por causa de determinada atitude.

No BBB21, o tema foi fortemente abordado pelos participantes, que demonstraram medo de serem “cancelados” na internet por causa de alguma atitude dentro da casa do Big Brother Brasil 21.

Por essa razão, um possível início de explicação seja o fato do público saber que os participantes reconhecem o “cancelamento” como uma punição severa por seus erros graves no programa.

Sendo assim, quando um confinado faz algo reprovável, o público demonstra sua revolta por meio do cancelamento dele nas mídias sociais e alto índice de rejeição na eliminação.

Nesse sentido, se o público demonstra grande interesse em revelar sua revolta com o “cancelamento” de alguém, o inverso – aprovação do público – ocorre proporcionalmente.

Como a Juliette sofreu ata rejeição da casa, o público se revolta e reage demonstrando seu apoio a participante nas mídias sociais, dando a Juliette 1ª posição dos favoritos ao prêmio.

Como o marketing de Juliette no Instagram contribui no seu sucesso com o público do BBB21?

Curiosamente, Juliette tem o apoio de muitas páginas grandes de notícias e fofocas no Instagram. Não há como saber o porque essas grandes páginas apoiam ela, mas com certeza são uma das principais razões do seu sucesso.

Há suspeitas de que a equipe fez parcerias com esses perfis, no entanto, nada disso foi confirmado oficialmente. E ainda que fosse, teria algum problema?

Se há ou não conluio do perfil da sister com esses perfis, isso não sabemos, mas o importante aqui é que a equipe, de algum modo, está conseguindo esse apoio importantíssimo.

Com 22 profissionais, o time de Juliette tem gente designada para cada tipo de trabalho necessário para gerenciar seu Instagram e Twitter.

A equipe de marketing faz um excelente trabalho no perfil do instagram da Juliette. Podemos notar que a equipe explora as raízes nordestinas da sister na identidade visual do perfil para reforçar seu orgulho nordestino.

Cada post é cheio de cores, de tonalidade leve, e mostram a confinada como uma pessoa divertida, autêntica, sapeca e espontânea. Diferente dos demais participantes, ela não fez nenhum vídeo de cada momento do reality, como outros participantes.

As legendas das publicações têm uma escrita fácil que fala diretamente com o seguidor e o convida a se juntar em apoio a participante.

O que podemos aprender com o marketing da Juliette no BBB21?

Com tudo que foi apresentado até agora, quem deseja crescer nas mídias sociais pode tirar muitas lições da história de Juliette Freire em sua participação no BBB21. A seguir, veremos algumas delas.

1 – Comoção

Todo projeto de marketing nas mídias sociais tem seus próprios objetivos. Nesse sentido, com o sucesso de Juliette no BBB21, podemos perceber que a comoção é algo importante no objetivo de um projeto de marketing.

A participante cativou o público através da comoção. As possíveis injustiças que a participante sofreu foi o estopim para uma comoção em massa do público, que se identificou com a sister, e comprou seu objetivo.

Sendo assim, em um projeto de marketing nas mídias sociais, não basta apenas apresentar o objetivo ao público, é também necessário comovê-lo.

É claro que você não precisa de uma história triste para isso, mas há várias formas de transformar um objetivo em storytelling capaz de comover o público.

Portanto, você deve encontrar formas de inspirar e cativar as pessoas, convidando-as a serem parte na jornada pela conquista do objetivo.

2 – Haters são importantes

Se você acompanha as discussões sobre o BBB21 nas mídias sociais, verá que sempre há pessoas que discordam da participante no programa.

Quando isso acontece, automaticamente os seguidores de Juliette disparam em defesa da sister gerando longas discussões.

Nesse sentido, podemos notar que os “haters”, embora sejam temidos, possuem um papel importante: ativar os defensores da Juliette nas mídias.

Como resultado, ela está sempre no topo das discussões e sua presença aumenta substancialmente nas plataformas digitais.

Sendo assim, podemos aprender que as discussões são um ponto chave para ganhar visibilidade nas mídias sociais. Isto é, discussões são ativadores dos defensores de algo ou alguém.

Ao passo que os defensores disparam seus comentários, outras pessoas tem a oportunidade de entender o porque o envolvido é defendido ferrenhamente.

Por isso, busque, com moderação, criar tópicos de discussão em torno de você. Isso fará com que sua presença ganhe mais visibilidade nas mídias e, como resultado, mais seguidores.

3 – Parcerias

Sem dúvidas as parcerias são muito importantes para o sucesso nas mídias sociais. Nesse sentido, Juliette conta com o forte apoio de grandes páginas de notícias e fofocas do Instagram, razão pela qual ela está sempre aparecendo na seção explorar e nos trendings topics do Twitter.

Então se você quer sucesso, sem dúvidas precisará fechar boas parcerias para isso. Busque o apoio de quem já está consolidado perante o público e trabalhe em conjunto para comover as pessoas com sua história.

Obviamente, fazer parcerias com quem já está no topo não é fácil, mas isso não significa que isso deve ficar restrito apenas aos grandes.

À medida que você fecha parcerias com quem possui o mesmo tamanho que você, sua chances de crescer gradativamente ficam maiores.

Portanto, parcerias, mesmo as pequenas, são a chave para o crescimento nas mídias sociais.

4 – Autenticidade

Se existe algo que atrai atenção dos usuários do Instagram e outras mídias sociais é a autenticidade. Pessoas que se destacam por sua originalidade costumam ter elevados níveis de engajamento.

Em meio ao “oceano” de pessoas que fazem quase tudo igual, quem busca o diferente se destaca e ganha atenção das pessoas com facilidade.

Juliette durante sua participação no BBB21 mostra ser uma pessoa de personalidade autêntica. Ela não demonstra insegurança em ser ela mesma e isso é algo que faz o público gostar tanto dela.

Nesse interim, é óbvio afirmar que se você faz o que a maioria faz, dificilmente vai se destacar. Não ter medo de mostrar sua personalidade é uma das chaves para atrair atenção nas mídias.

Portanto, busque se diferenciar por meio de conteúdo original. Seja natural e mostre as pessoas que você é apaixonado por você, ou pelo seu projeto, e faça isso de forma que convença as pessoas que você não tem medo disso.

5 – Equipe

Todo o sucesso de Juliette no Instagram é em parte resultado do trabalho impecável da sua equipe de marketing. Como podemos perceber, ela investiu em uma equipe grande, onde cada um trabalha com algo específico.

Para comparar, uma das concorrentes de Juliette no BBB21, a Sarah, que já atuava na área do marketing digital, expôs que sua equipe era composta apenas de três amigas que sempre a consultavam sobre tudo o que postariam.

Já Juliette, conta com uma equipe de 22 integrantes que lidam com o marketing em todas as plataformas. Obviamente, tamanho de equipe não significa o sucesso, mas não podemos negar que isso pode fazer a diferença quando as tarefas são bem definidas e a equipe possui qualidade e sintonia.

Portanto, conte com uma equipe para o seu marketing nas mídias sociais. Reúna pessoas que tenham boa sintonia e que tenham qualidade. Divida bem cada função e deixe elas trabalharem com liberdade para mostrarem suas ideias.

Conclusão

O sucesso de Juliette, sobretudo no Instagram, é um acontecimento raro. A sister vem quebrando uma série de recordes e tudo indica que isso não vai parar por aí. Mesmo participantes do programa que já eram famosos antes do confinamento, foram superados pela paraibana em número de seguidores no Instagram.

Todo esse sucesso não é por acaso, e com certeza há muito aprendizado por trás de tanta popularidade. Nesse artigo, pudemos analisar os principais fatores que influenciaram tamanha popularidade no Instagram.

E você, o que acha? Concorda com a nossa análise? Conta aqui nos comentários.