Guia do Instagram: descubra o que é, como funciona e como usar

Tutorial de como criar e usar o Reels

como criar um guia do Instagram

Quer saber o que é e como criar um guia do Instagram? Neste artigo, aprenderemos tudo sobre esse novo recurso. Confira.

Conheça o recurso Guia do Instagram!

Muitas vezes, há várias publicações ou produtos relacionados que estão fora de ordem no feed de notícias.


Isso torna muito difícil para o seguidor, e até para o criador do conteúdo, encontrar todas essas publicações.

Sendo assim, o Guia do Instagram se torna uma forma de solucionar o problema. Com ele, é possível criar um guia com todas as publicações com conteúdos relacionados.

Dessa forma, torna-se muito mais simples o trabalho de organizar o feed do Instagram.

Como surgiu e o que é guia do Instagram?

Lançado inicialmente em meados de 2020, o Guia do Instagram estava limitado à indústria de saúde e bem-estar. No entanto, o Instagram lançou o recurso guia para todos os usuários em novembro de 2020.

Como o próprio nome sugere, Guia do Instagram é um recurso que possibilita a curadoria de conteúdo no Instagram. Basicamente, o guia torna possível fazer recomendações de publicações, produtos ou locais.

Com esse recurso pode-se agrupar e reunir publicações do Instagram em torno de um tópico.

Além disso, o guia também permite o uso de publicações de outras contas. Isto é, o Guia facilita ao público encontrar e visualizar rapidamente publicações de um tópico, em vez de rolar por todo o seu perfil.


Como criar um Guia do Instagram?

No seu perfil do Instagram, toque no ícone  no canto superior direito e selecione “Guia“.

Guia do Instagram

E se eu não encontrar a opção de adicionar um guia?

Se a opção Guia não é exibida, vá para qualquer perfil que já tenha um guia configurado. Pode ir no nosso @aveli.com.br. Em seguida, abra um dos nossos guias, role até o final e então toque na opção de “Criar guia“.

Guia do Instagram 2

Como adicionar publicações em um guia do Instagram?

Escolha o tipo de guia do Instagram que deseja criar. Você pode escolher entre três opções de guias: Locais, Produtos ou Publicações.

guia do instagram 3

Vale ressaltar que os guias selecionam apenas publicações de fotos e vídeos do feed. Isto é, não inclui os stories do Instagram, Reels ou vídeo IGTV que foi compartilhado no feed.

Em qualquer uma das opções do guia, ao selecionar as publicações, toque nas miniaturas das publicações que deseja adicionar. O número que você escolheu na sequência aparecerá no canto.

As publicações serão carregadas nesta ordem, com a primeira postagem no topo do guia. Se você deseja que seu guia seja cronológico com base na data em que a publicação foi criada, selecione a publicação mais antiga primeiro.

Guia de Locais

Se selecionarmos a opção Locais, podemos escolher um local listado no Instagram. Dessa forma, pode-se selecionar um local e carregar até cinco publicações do conteúdo relacionado a ele.

Observação: o Instagram trará todas as postagens públicas marcadas com aquele local, não apenas as suas postagens naquele local.

Guia do Instagram Locais

Guia de Produtos

A opção “Produtos” permite que você utilize publicações do Instagram relacionadas a um único produto. Após escolher o guia produtos, será exibido opções de Lojas do Instagram.

As lojas de contas que seguir são exibidas primeiro, você pode rolar por elas ou pesquisar a loja de uma conta específica.


Após selecionar a loja, escolha o produto que deseja apresentar e selecione as publicações associadas a esse produto. Você só pode apresentar um produto por guia.

Guia de publicações

Se escolher a opção “Publicações“, você poderá selecionar as publicações do próprio perfil do Instagram ou publicações salvas de outras contas. Sendo assim, escolha a opção de publicação que deseja incluir no guia.

Para compartilhar publicações de outras contas no guia do Instagram, é necessário salvar as publicações. Nesse caso, pode-se selecionar até 30 publicações para compartilhar em um único guia.

Guia do instagram publicação

Como criar um guia do Instagram?

Após escolher a publicação para o guia, toque em “Avançar”. Na sequência, na tela de criação, defina o título para cada guia do Instagram. É possível também alterar a foto da capa do guia.

Nesse caso, observe que geralmente as publicações estão na proporção 1:1, mas a capa do guia é um tamanho de retrato 3:4 que corta sua imagem de acordo.

Sendo assim, se preferir, arraste para reposicionar a imagem da capa. Outra opção é tocar em “Alterar foto de capa” e escolher qualquer foto de seu feed.

Como cria guia do Instagram

Em seguida, deve-se atribuir um título a cada postagem no guia. O guia não usará nenhuma legenda ou informação da publicação original. Portanto, deve-se digitar um título e qualquer descrição (opcional) para aquela postagem.

Além disso, pode-se adicionar mais publicações ao guia agora. Para isso, toque na opção + “Adicionar publicações” na parte inferior da página de formatação.

adicionar mais post a guia do instagram

Caso seja necessário reorganizar ou excluir publicações em seu guia do Instagram, basta tocar no ícone. Selecione “Remover do Guia” para remover essa postagem individual.

Ou toque em “Reordenar publicações” para prosseguir para a próxima tela, onde você pode arrastar e reorganizar qualquer uma das publicações na ordem de sua escolha.


Como remover guia do instagram

Após criar o guia, toque em “Avançar” no canto superior direito da tela para prosseguir para a próxima etapa.

Na tela de compartilhamento, você pode visualizar seu Guia tocando em “Prévia” abaixo da imagem da capa. Quando estiver pronto, toque em “Compartilhar“. Como alternativa, toque em “Salvar como rascunho” para voltar e terminar de editá-lo mais tarde.

postar guia do instagram

Assim que você tocar em Compartilhar — ou salvar como rascunho — em seu primeiro guia do Instagram, o ícone do Guia surgirá em seu perfil. Depois que é publicado, outras pessoas poderão visualizá-lo e compartilhá-lo.

Guia do Instagram

Compartilhe e promova um guia do Instagram!

Podemos também compartilhar nos stories ou via direct no Instagram. Nesse sentido, para compartilhar um guia —  o seu ou de outra conta — toque no ícone  no canto superior direito.

No menu pop-up, é exibido a opção de compartilhá-lo nos stories ou enviá-lo através de um direct.

GUIA DO INSTAGRAM COMPARTILHAR

Conclusão

O novo Guia do Instagram ainda é pouco popular entre os criadores de conteúdo. No entanto, é uma solução prática para organizar o conteúdo e facilitar as buscas do usuário.

Se você possui uma loja do Instagram com vários produtos diferentes, experimente usar o recurso para agrupá-los. Se você cria conteúdos educativos, recomendamos que experimente utilizá-lo em seu perfil caso tenha conteúdos relacionados.

Diga aqui nos comentários se já conhecia o recurso, se já utiliza ou pretende usá-lo.

Até breve.