Conta não aprovada para Compras no Instagram? Saiba como solucionar!

Conta não aprovada para compras no Instagram

Sua conta não foi aprovada para compras no Instagram? Não se desespere, é possível solucionar o problema! Confira neste guia o passo a passo de como resolver.

Então fique aqui e leia até o final!

Por que o Instagram reprova o recurso Compras?

O recurso compras é uma ótima ferramenta para quem deseja estabelecer o seu negócio no campo do e-commerce. O recuso dá ao lojista a oportunidade de vender os seus produtos direto do Instagram.

Nesse sentido, muitos lojistas solicitam o recurso compras para os seus perfis de negócios, mas às vezes ocorre do recurso não ser aprovado.

No artigo anterior, explicamos como ativar e configurar a função compras no Instagram (Instagram Shopping). Embora seja simples solicitar a função, ter a conta reprovada é algo recorrente.

Isso acontece porque existem algumas etapas técnicas necessárias para aprovação do recurso. Normalmente, se você fizer as configurações corretas e atender os critérios, dificilmente terá a sua conta reprovada.

Agora, quando a conta é reprovada para compras no Instagram, é importante verificar se todos os requisitos foram contemplados, bem como as configurações necessárias.

A seguir, veremos todos os pontos importantes para corrigir e evitar erros, e assim ter a conta aprovada.

Qualificação para Compras no Instagram

A princípio, observe se sua conta está em conformidade com as exigências do Instagram para obter a qualificação.

É comum o Instagram reprovar o recurso compras porque a loja não atendeu os critérios abaixo. Sendo assim, analise com cuidado cada item a seguir:

  • Estar em conformidade com o Acordo de Vendedor e as Políticas Comerciais do Facebook.
  • Sua conta do Instagram deve ser comercial.
  • Você deve vender preferencialmente produtos físicos.
  • Sua conta do Instagram deve estar vinculada a uma página do Facebook.
  • Você deve possuir uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook ou aba loja na sua Fanpag.
  • Você deve possuir um domínio de site no qual pretende vender.

Uma dica é que você faça uma checklist com todos os itens relacionados acima, depois confirme se todos foram contemplados. Assim, você poderá ter certeza de que a sua conta está em conformidade com as políticas.

Além disso, é importante ressaltar que o Instagram vem exigindo também que as lojas tenham uma “presença estabelecida”. Ou seja, você deve possuir um número de seguidores considerável.

Por isso não estar claro nas instruções do Instagram, o nosso palpite é que a presença estabelecida abrange a regra de número de seguidores e tempo de existência do perfil.

Portanto, busque obter um número significativo de seguidores — recomendamos a partir de 800 — e tempo de conta mínima de 3 meses.

Conta reprovada para compras: “produto indisponível no seu site Instagram”

O Instagram passou a exigir de interessados no recurso uma propriedade de domínio de site.

Por essa razão, existem contas cuja função Compras é reprovada com a seguinte mensagem: “Produto indisponível no seu site Instagram”.

Para solucionar o problema, é necessário ter uma propriedade de domínio de site. Além disso, é necessário ainda verificar o domínio no Facebook

Felizmente, o site estar funcionando ainda não é uma exigência, embora o Instagram notifique os solicitantes com a mensagem de loja vazia, basta apenas que o domínio verificado seja o pretendido para a loja.

Sendo assim, acesse o seu Gerenciador de Negócios. Na guia ” Segurança da Marca“, toque em “Domínios“, depois toque em “Adicionar“. Siga os passos para verificação.

verificação de domínio no facebook

Cumpri os requisitos e a conta não foi aprovada para Compras no Instagram

Se não houver nenhuma desconformidade, será necessário você tomar a seguinte medida para ter a conta aprovada para Compras no Instagram.

Ressaltamos que não existe um canal para entrar em contato diretamente com algum representante do Facebook ou Instagram.

Logo, é necessário você usar outro canal para o Instagram esclarecer o porque sua conta não foi aprovada para Compras no Instagram.

Sendo assim, no momento, o único meio para contatá-los é através de uma reclamação no site Reclame Aqui. Desse modo, um representante entrará em contato em um prazo de até 3 dias.

Entrando em contato com o Instagram para contas não aprovadas para Compras no Instagram.

Após isso, normalmente, o Instagram enviará um e-mail padrão para que você faça uma análise da sua conta e verifique se atende a todos os critérios.

conta não aprovada para Compras no Instagram

Neste mesmo e-mail, no caso de você estar em conformidade com os itens relacionados, você será solicitado a informar alguns dados para obter uma nova análise.

É importante você fornecer todos os dados e ser o mais claro possível quanto aos problemas relatados.

Conta não aprovada para compras no instagram

Normalmente, os itens solicitados são simples de serem encontrados, exceto o número de identificação do Gerenciador de Negócios.

Ele encontra-se na parte mais avançada da conta de negócios. Por isso, caso tenha dificuldades para encontrar o número de identificação do Gerenciador de Negócio, acesse o Gerenciador de Negócios da sua página.

Dessa forma, no link da conta, você encontrará o Id, contendo 15 números, como na imagem abaixo:

Id gerenciador de negócios

Sendo assim, acesse o seu catálogo de produtos e tire o print da tela. Em seguida, envie as informações que foram solicitadas e aguarde o retorno sobre a sua conta não ser aprovada para o Instagram Shopping.

Finalmente, caso seja aprovada, receberá um e-mail como este. Nele será confirmado que a sua conta foi aprovada para Compras no Instagram.

email aprovação compras no instagram

Conclusão

Nesse tutorial, vimos o que fazer caso tenha a conta reprovada para compras no Instagram. Conforme visto, é comum ter a conta reprovada para o recurso compras.

Há diversos critérios nebulosos que acabam confundindo o usuário e o levam a ter a conta reprovada. No entanto, quando a conta é qualificada e cumpre os requisitos, dificilmente é reprovada.

Por fim, vimos que o Instagram não dispõe aos usuários um canal direto para contato. Por essa razão, o meio mais eficiente para obter uma nova análise, é contatar o Instagram pelo site Reclame Aqui.  Desse modo, é possível obter uma nova análise da conta e ter a função aprovada.

E aí, você tentou usar as nossas dicas? Deu certo para você? Conte aqui nos comentários! Até a próxima!

Comentários

Leia Mais
Verfirificação de domínio facebook
Como verificar domínio de site no Facebook: tutorial completo!