Os anúncios no Instagram são uma ótima maneira de você potencializar os resultados do seu negócio.
Ao criar anúncios, você soma as oportunidades do alcance orgânico com as oportunidades do alcance pago.
Os anúncios são úteis para alavancar publicações e aumentar o alcance e impressões das publicações.
Por exemplo, por meio dos anúncios, você pode turbinar uma publicação que apresentou bom desempenho para ser exibida para mais pessoas.
Os anúncios no Instagram dispõe de diversas configurações úteis para os mais diversos objetivos.
Você pode configurar seus anúncios de modo a serem exibidos para pessoas com interesse no seu nicho sem precisar que elas sigam sua conta.
Por essa razão e outras, saber como criar anúncios no Instagram é muito importante para criar novas oportunidades.
A seguir, você vai aprender a como fazer anúncios no Instagram de forma prática e fácil.
Requisitos para fazer um anúncio no Instagram
Para criar anúncios no Instagram você deve observar os seguintes critérios:
- Ter uma conta comercial.
- Ter uma conta de anúncios (não é obrigado para turbinar publicação).
- Definir uma forma de pagamento de anúncios.
- O anúncio deve estar em conformidade com as políticas do Facebook.
Atendido critérios acima, você pode começar a criar anúncios no Instagram diretamente pelo aplicativo ou por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Pelo aplicativo, você terá a opção de turbinar uma postagem do feed, stories ou Reels. Para saber mais, temos um guia completo sobre turbinar publicação no Instagram.
Opções para criar anúncios para o Instagram
No Gerenciador de anúncios desktop ou por meio do aplicativo Anúncios, existem duas opções para criar anúncios: turbinar uma publicação existente ou criar um anúncio.
A opção turbinar é útil para criar anúncios no Instagram usando uma publicação que apresentou um bom desempenho orgânico.
Já a opção de criar uma nova publicação, serve para criar anúncios usando um criativo que não está publicado. Essa opção é comum quando se quer criar um anúncio com fins publicitários.
No aplicativo do Instagram existe apenas a opção de turbinar publicações. Então, se você desejar criar anúncios no Instagram com criativos não publicados, será necessário usar o Gerenciador de Anúncios desktop ou o aplicativo Anúncio.
Como criar anúncios no Instagram pelo Gerenciador de anúncios desktop
Para criar anúncios no Instagram pelo PC, acesse o gerenciador de anúncios do Facebook. Siga esses passos:
- No painel do Gerenciador de Anúncios, clique no botão verde Criar.
- Escolha o objetivo da sua campanha (reconhecimento, tráfego, engajamento, cadastros, promoção no aplicativo ou vendas) e clique em continuar.
- No campo Nome da campanha, digite o nome que deseja. Role a página e clique em Avançar.
- Em Nome do conjunto de anúncios, dê o nome de sua preferência.
- Em Conversão, defina a ação de conversão.
- Em orçamento, defina o tipo de gasto (diário ou vitalício) e seu orçamento.
- Em Programar, escolha data e horário para inicio e término da campanha.
- Role a página e, em Públicos, defina seu público de anúncios.
- Role mais um pouco e, em Posicionamentos, selecione Posicionamentos manuais e deixe apenas a opção Instagram marcada como posicionamento de anúncios. Role a página e clique em Avançar.
- Dê um nome para o seu anúncio em Nome do anúncio.
- Em Identidade, selecione a página do Facebook e a conta do Instagram.
- Em criar anúncio, escolha entre as opções: criar anúncio, Usar Publicação Existente ou Usar Modelos do Centro de Criativos.
- Realize as configurações restantes e clique no botão Publicar para enviar seu anúncio para análise.
Sobre as configurações de anúncios no Gerenciador de Anúncios
Acima, apresentamos uma passo a passo básico para criar seu anúncio no Instagram pelo PC. A seguir, conheça alguns detalhes importantes no momento de configurar seu anúncio.
Opções de programação.
No Instagram, como opções na programação, é possível selecionar o número de dias em que o anúncio veiculará e o limite de orçamento diário.
De forma similar, o Gerenciador de Negócios tem como opção na sua programação o orçamento vitalício, porém, você delimita o valor total a ser gasto.
Nesse caso, o próprio Facebook gastará todo o orçamento até a programação final da campanha.
Por último, também é possível definir um gasto diário total durante o período da campanha. Semelhante ao aplicativo do Instagram.
Opções de públicos:
No Instagram ou no Gerenciador de Negócios, é possível criar um público definindo a idade, sexo, região e interesses.
No aplicativo do Instagram é possível optar pelo público automático.
Nesse caso, o Instagram veiculará o post patrocinado para as contas que possuem semelhança com os seus seguidores.
Formas de pagamento do anúncio no Instagram
No Instagram, o pagamento deve ser feito por cartão de crédito ou boleto bancário.
Já no Gerenciador de Negócios, é possível usar para pagamento cartão de crédito ou o saldo disponível na sua conta de anúncios.
Na opção boleto bancário, o valor pago se transforma em um saldo pré-pago. Esse saldo será gasto antes de outras formas de pagamentos como: cartão de crédito ou conta do PayPal.
Finalizando o anúncio
Por fim, após terminar as configurações, o anúncio ficará em status de “Em análise“.
O Facebook analisará se o anúncio está ou não em conformidade com sua política. Não encontrando nenhum impedimento, seu anúncio passará para o status de “Ativo“.
Passos para criar o anúncio no aplicativo do Instagram
Para criar anúncios no aplicativo do Instagram, siga as etapas a seguir:
- Escolha a publicação que deseja turbinar e toque em Turbinar publicação.
- Em seguida, selecione sua meta, podendo optar por Mais visitas ao perfil, Mais acessos ao site, Mais mensagens ou Mais cadastros.
- Escolha o público para quem o Instagram exibirá seu anúncio. Você pode escolher entre público Automático (pessoas parecidas com os seus seguidores) ou Criar o seu (adicione informações como localização, idade e interesses). Toque em Avançar.
- Na sequência, defina a duração e o valor diário a ser investido. Escolha entre as sugestões de orçamento ou escolha você mesmo o valor. Defina a duração deslizando a barra de contagem de dias. Observe que suas definições altera o alcance estimado do seu anúncio. Toque em Avançar.
- Analise o resumo do anúncio. Depois, vá em Prévia do anúncio para visualizar como aparecerá para o público.
- Veja o resumo do anúncio e toque em Turbinar publicação.
Caso tenha problemas aqui, você pode alterar a forma de pagamento e tentar novamente.
Passos para criar o anúncio no aplicativo do Anúncios
No aplicativo Anúncios, a configuração é muito semelhante a do desktop. Siga os passos a seguir para criar seu anúncio.
Toque no ícone (+), em seguida, selecione o objetivo.
- Escolha o objetivo da sua campanha (reconhecimento, tráfego, engajamento, cadastros, promoção no aplicativo ou vendas) e clique em continuar.
- No campo Nome da campanha, o objetivo escolhido será automaticamente adicionado como nome, mas, se preferir, pode alterá-lo tocando no ícone da lápis de edição.
- Em orçamento, defina o valor de gasto diário. Selecione sua estratégia de lance. Toque em Avançar.
- Em Conjunto de anúncios, dê um nome para o seu conjunto.
- Selecione sua meta de conversão.
- Defina seu público e posicionamentos do anúncio. Em configurações de posicionamento, selecione Manual.
- Em Plataformas, deixe marcado somente Instagram. Toque em Avançar.
- Finalize as configurações do seu anúncio e toque em Revisar.
Conclusão
Com muita frequência, a Meta altera suas configurações de anúncios. Essas mudanças podem afetar o modo como criamos anúncios nas suas plataformas, por isso, é importante se manter atualizado.
Os anúncios são grandes aliados para negócios e criadores que buscam mais alcance no Instagram sem depender exclusivamente do desempenho orgânico.