Criar um bom nome de empresa não é uma tarefa nada simples, principalmente diante de tanta concorrência, que acaba por reduzir as boas opções disponíveis.
Nesse sentido, para encontrar um bom nome de empresa disponível, é importante estar atento a alguns pontos básicos.
Neste guia, você descobrirá como criar um nome de empresa disponível para registro. Confira.
5 formas de criar nome de empresa
O primeiro passo é você criar uma lista de nomes. Ela será útil para você verificar a disponibilidade da marca e concentrar-se apenas nos nomes certos.
A seguir, veja algumas dicas de como encontrar um bom nome para sua marca/empresa.
1 – Inspire-se em objetos e símbolos.
Um bom método é criar um nome de empresa inspirando-se em objetos, ou símbolos, que, de alguma forma, representem o seu negócio.
Pense em itens que representem a sua marca. Não necessariamente eles precisam ser o produto que você vende, só precisa ter uma boa história para relacionar.
A Microsoft, por exemplo, deu ao seu sistema operacional o nome de Windows, que em português significa Janela. Ou seja, uma referência ao layout do sistema.
Como dica, elabore duas listas: uma objetos e outra de expressões relacionadas ao seu negócio. Depois, é só começar a unir as palavras.
2 – Use termos ou palavras relacionados ao seu negócio.
Vejamos um bom exemplo para compreender melhor esta dica.
O nome Nubank foi definido na terceira tentativa. A primeira foi EOS, mas ele já estava registrado, a segunda, EO2, no entanto, não foi bem recebida.
Seus idealizadores então combinaram a palavra Nu, que vem de sem roupas, pelado mesmo, com bank, que é banco em inglês.
Seguindo o exemplo da Nubank, você pode pensar em termos que podem funcionar como parte do nome do seu negócio.
3 – Use a estratégia das siglas.
Você também pode usar siglas para definir um nome para o seu negócio. A sigla é uma combinação das primeiras letras de um conjunto de nomes.
Por exemplo, se você tem um sócio, a combinação das letras iniciais dos seus nomes pode ser uma boa ideia.
Você também pode ir além dos nomes dos sócios e pensar também em um outro modelo de combinação de siglas.
A GM, por exemplo, representa as palavras “General Motors”. Já a P&G representa o nome “Procter & Gamble Company”.
Nas siglas, o nome é pronunciado letra por letra.
4 – Use a estratégia do acrônimo.
Neste caso, você cria um nome que será pronunciado de forma silábica, como uma palavra normal. Um exemplo é a Ambev, acrônimo de Anheuser-Busch Inbev.
Você também pode usar geradores de siglas e acrônimos para encontrar o nome para o seu negócio.
Existem sites que possuem geradores de nomes, siglas e acrônimos para negócios. Essa é alternativa rápida de criar nomes sem dor de cabeça.
E ainda que você não encontre um nome que te agrade, pode ser que algum deles sirvam como inspiração para você.
5- Use referencias locais (somente para negócio local).
Outra ótima estratégia é usar referências locais. Por exemplo, você pode usar parte do nome da sua cidade para completar o nome da sua empresa.
Sendo a sua empresa um negócio local, um nome que faz referência a cidade é perfeito, pois será de fácil memorização.
Além do nome da cidade, você pode considerar aspectos característicos da cidade ou região. Pode ser uma comida tradicional, uma fruta típica entre outros.
Geralmente, funciona muito bem, pois o nome da empresa soa muito familiar aos clientes naturais da cidade ou região.
Como saber se o nome de empresa está ou não disponível?
Após encontrar alguns nomes que você goste, o próximo passo será verificar a sua disponibilidade. A seguir, aprenda como saber se o nome está ou não disponível.
Verificando disponibilidade de nome de empresa no INPI.
A primeira atitude que você deve adotar após encontrar os potenciais nomes é verificar a sua disponibilidade para registro por meio do INPI – Instituto de Propriedade Industrial.
Mesmo que não tenha planos de registrar a sua marca a curto prazo, é importante verificar se o nome está disponível para uso.
Dessa forma, você evitará problemas quando decidir registrar a marca.
Mas não deixe para depois! Registre a sua marca o quanto antes, pois o processo é demorado, às vezes, dura anos até o registro ser finalizado.
Além disso, caso você use o nome e depois tenha que mudá-lo porque já é propriedade de outro, os prejuízos podem ser grandes.
Para consultar a disponibilidade do nome, entre no site do INPI e digite o nome da sua marca e o número da classe que pode ser encontrado nesta lista.
Faça uma pesquisa selecionando o tipo de busca: palavras exatas ou radical.
Verifique os resultados. Caso encontre o mesmo nome ou semelhante, o ideal é rejeitar, uma vez que o INPI pode considerar que a marca já existe ou há uma sobreposição.
Caso encontre o seguinte resultado, é provável que o nome que pesquisou esteja disponível para registro.
Você mesmo pode iniciar processo de pedido de registro de marca no INPI. Mas, se preferir, pode buscar por uma empresa ou profissional especializado em registrar marcas.
Verificando disponibilidade de nome de empresa na internet.
Além do registro no INPI, você deve se atentar para a disponibilidade do nome na internet. Isso significa que você deve verificar se o nome pretendido para o seu negócio pode ser usado como domínio de site na web.
Não verificar o nome da empresa na internet é um descuido que muitos cometem. Por muitas empresas não lidarem com páginas na internet, elas ignoram essa etapa importante.
Talvez você não precise de um site para o seu negócio agora, mas se você projeta para sua empresa um crescimento a longo prazo, então precisa ficar atento a esse detalhe.
Imagine que você abra uma empresa e registre sua marca. Após um tempo, seu negócio cresce muito e você fica animado com a ideia de expandi-lo.
Então você começa a cogitar vender pela internet para todo o Brasil. Para isso, você tem que adquirir um domínio de site. Obviamente, esse domínio terá o nome da empresa.
Porém, quando você consulta o nome, alguém já o adquiriu. Consegue imaginar o problema disso?
Só restará a você fazer uma oferta ao proprietário do domínio para adquiri-lo (e ele pode cobrar o preço que quiser) ou criar um domínio com nome diferente (o que pode ser muito ruim).
Por isso, ainda que abrir uma página na internet não esteja nos seus planos a curto ou médio prazo, verifique a disponibilidade e adquira-o de imediato.
Verificando disponibilidade de nome de empresa nas redes sociais.
Assim como é importante verificar se o nome está disponível para criar um domínio de site, você também deve checar nas redes sociais.
Pesquise o @ contendo o nome pretendido em redes como Instagram, TikTok e Facebook. Cheque se existe outros perfis com o mesmo nome.
Embora seja muito bom que o nome pretendido para a empresa esteja disponível nas redes sociais, em muitos casos, é bem provável que não esteja.
Isso não é um problema grande. Você pode incrementar algumas coisas e tentar aproximá-lo ao máximo do nome oficial da empresa.
Como descobrir se o nome da minha marca é bom?
Agora que você formulou o nome da empresa e verificou que ele está disponível para registro, a última etapa é descobrir se o nome ganhará a simpatia do seu público.
Veja alguns itens importantes para ter um bom nome de empresa.
- Deve ser de fácil pronúncia.
- Deve ser de fácil memorização.
- Deve possuir uma boa história – ainda que seja inventada.
Não se limite a opinião dos amigos e familiares, uma vez que a relação deles com você pode comprometer a análise crítica do nome.
Você poderá buscar outras opiniões realizando uma pesquisa anônima, restrita a um grupo que possua similaridade com o seu público.
Busque descobrir a opinião do grupo sobre aspectos do nome, como a pronúncia, a criatividade e autenticidade.
Se o resultado for positivo, parabéns! Você tem um nome para a marca do seu negócio.
Depois disso, é só focar em como lançar o seu negócio.
Até a próxima…
Perguntas frequentes
Como criar nome de empresa?
Existem vários métodos para criar nome de empresa, sendo algum deles: nome baseado em objetos, nome com siglas, nome com acrônimos, nome usando termos relacionados ao setor, nome usando referências locais (para negócios locais).
Como saber se o nome de uma empresa está disponível?
Você deve verificar se o nome está disponível para registro de marca no site do INPI pesquisando por meio da palavra exata ou seu radical, combinando com o número da classe do negócio.
Como ter ideias de nomes para empresa?
Existem várias ferramentas na internet que possibilitam você ter ideias de nomes para o seu negócio. Você pode pesquisar no Google por “geradores de nome de empresa”.