Você já se sentiu “travado” ao escrever legendas em posts para Instagram?
Você cria as melhores legendas para suas fotos e vídeos do Instagram, mas elas não parecem criativas o bastante?
Se você já teve dúvidas sobre o que escrever na legenda, quantas hashtags incluir, quais emojis usar ou quando marcar pessoas, este artigo é para você.
Fique e descubra os dados mais recentes sobre as legendas do Instagram e ganhe dicas de como usar todos os elementos e recursos de uma forma que obtenha resultados.
Aprenda como aumentar o engajamento, o alcance e as interações com legendas bem escritas do Instagram.
Por que as legendas para posts no Instagram são importantes?
Muitas pessoas têm bons motivos para escrever e reescrever as legendas antes de publicá-las. Essas breves descrições podem fazer uma grande diferença nos resultados de suas postagens!
Não importa que tipo de postagem no Instagram você compartilhe, a legenda pode desempenhar um papel importante para atingir seus objetivos de marketing (ou não alcançá-los).
No Instagram, as informações da marca são mais importantes do que em qualquer outra rede social.
O Instagram ocupa o quinto lugar no mundo em números de usuários e o Brasil é o terceiro país do mundo com o maior número de usuários no Instagram, com cerca de 99 milhões de usuários.
Para muitas marcas, o Instagram é o número um, por isso:
- Instagram é uma das plataformas mais usadas no Brasil.
- 80% das contas seguem uma empresa no Instagram.
- 60% dos usuários do Instagram disseram que encontraram novos produtos no Instagram.
O Instagram é uma plataforma de marca, uma plataforma para as pessoas interagirem. Mais de 80% das empresas acreditam que o engajamento é sua métrica mais importante no Instagram.
Portanto, criar um público atraente requer legendas bem escritas e imagens e vídeos atraentes.
6 maneiras de aumentar o engajamento com as legendas nos posts do Instagram
Aqui estão algumas legendas cuidadosamente elaboradas para aumentar seu engajamento.
1. Adicione frases de efeitos (gatilhos mentais).
Incentive a participação do público incluindo frase de efeito, gatilho mental ou CTA pedindo sua opinião. Por exemplo, você pode incluir perguntas, enquetes ou pedir feedbacks ou opiniões.
2. Incentive os usuários a gerar conteúdo.
A taxa de conversão de conteúdo gerado pelo usuário no Instagram aumentou 4,5%. Peça às pessoas que compartilhem avaliações, imagens ou recomendações de produtos com rótulos de campanha específicos.
Realizar um concurso ou sorteio é uma grande motivação para as pessoas compartilharem o seu conteúdo.
3. Adicione marcações quando apropriado.
Mencione pessoas ou marcas que você acha que vão ajudar na conversa.
4. Use emojis e listas numeradas como destaques.
Ajude suas mensagens de legenda a se destacarem adicionando emojis.
5. Reduza o comprimento das legendas dos seus posts
A pesquisa da Quintly em mais de 44.400 perfis e mais de 8,9 milhões de postagens encontradas mostrou que:
- Mais de 30% das postagens do Instagram contêm 300 ou mais caracteres na legenda.
- 29% das postagens do Instagram contêm de 50 a 150 caracteres na legenda.
- 8% das postagens do Instagram contêm de 1 a 50 caracteres na legenda.
- 1% das postagens do Instagram não usam legendas.
Curiosamente, o estudo descobriu que marcas com 1 milhão de seguidores ou menos obtiveram a maior interação de postagens com 1 a 50 caracteres.
Portanto, se você ainda quer entender seu público, tente usar legendas mais curtas, pois elas podem aumentar seu engajamento!
6. Poste nos melhores horários.
Você se esforçou muito para criar legendas para aumentar o engajamento, as vendas e o conhecimento da marca.
Quando é mais provável que seu público esteja on-line e interaja com suas mensagens, por que não publicá-las?
Descubra por meio das informações da sua conta quais são os horários em que seus seguidores são mais ativos. Após isso, comece a publicar durante esses intervalos.
Dessa forma, você poderá explorar o potencial máximo de engajamento da sua postagem e obter os melhores resultados.
3 formas de ganhar mais alcance nas publicações com legendas dos posts
Se você ampliar o alcance ou aumentar seu público, hashtags, postagens patrocinadas e sorteios são suas melhores oportunidades!
- Use de 1 a 5 hashtags relevantes que o colocam em feeds com competição baixa a média.
- Transforme suas postagens orgânicas mais populares em postagens patrocinadas para atrair novos seguidores .
- Faça sorteios para aumentar o conteúdo compartilhado pelo usuário, com hashtags próprias, e promovê-las em suas legendas.
Quando você quiser incentivar uma ação, escolha as palavras com cuidado. Boas habilidades de escrita são muito úteis ao escrever legendas que gerarão conversões.
- Comece sua legenda atraindo leitores com benefícios, descrições ou palavras de ação.
- Quando você quiser que os usuários façam algo (como comprar um produto ou visitar seu site), sempre inclua uma frase de chamada de ação.
- Use seu link para direcionar os usuários a sua biografia, loja do Instagram ou site. Às vezes, adicionar emojis ao lado do CTA é uma ótima maneira de atrair a atenção.
- Adicione depoimentos de clientes nas legendas para aumentar sua taxa de conversão.
Não importa a ação que você deseja obter com a sua legenda, os elementos básicos da conversão são:
- Uma descrição clara e simples do produto / serviço e suas vantagens.
- Uma frase de chamada de ação clara que mostra aos leitores como dar o próximo passo.
5 estratégias para tornar as legendas dos seus posts no Instagram mais atraentes
Conheça algumas estratégias que você pode usar para tornar suas legendas mais atraentes, com elementos como:
- Emojis
- Hashtags
- Menções
- CTAs
- Espaço em Branco
Adicionar elementos e formatação adicionais às legendas do Instagram pode ajudar sua postagem a atrair mais atenção.
Legendas longas sem qualquer interrupção visual entediam os usuários, especialmente no Instagram, onde as pessoas esperam um alto nível de empolgação visual.
Mesmo que você compartilhe uma imagem impressionante, sem essa “interrupção”, a falta de formatação da legenda dificultará a leitura.
1. Use emojis para adicionar personalidade
Emojis podem adicionar personalidade e organização às suas postagens no Instagram. 50% das legendas e comentários do Instagram incluem emojis.
Emojis podem ser uma excelente maneira de quebrar blocos de texto e tornar suas legendas mais divertidas. Mas, existe um limite? Quantos emojis são demais?
Quantos emojis você deve usar nas legendas dos posts no Instagram? Aqui está o que dizem os dados.
Se você está procurando aumentar seu engajamento, aqui está a quantidade de emojis por postagem que gerou o maior número de interações segundo o estudo da Quintly de 8,9 milhões de postagens, 2018.
- Marcas com 0 – 1.000 seguidores : 1 a 3 emojis.
- Marcas com 1.000 – 10.000 seguidores : 4 a 10 emojis.
- Marcas com 10.000 – 1 milhão de seguidores: 10 ou mais emojis.
- Marcas com mais de 1 milhão de seguidores: 1 – 3 emojis.
Os dados podem ser muito úteis quando seu negócio está apenas começando ou se você não está atingindo o engajamento que esperava.
Você deve sempre analisar as informações da sua conta usando o Instagram Insights para saber o que funciona melhor para o seu negócio e seu público.
As postagens do Instagram podem conter até 30 hashtags cada, mas pesquisas mostram que é melhor usar menos hashtags.
Conforme o relatório de 2019 da Hubspot, a postagem média no Instagram contém cerca de 1 hashtag.
O que as hashtags fazem?
Cada hashtag que você usa coloca sua postagem em um feed de exploração (resultados de pesquisa interna) diferente do Instagram.
Se você usar as hashtags com inteligência, poderá alcançar novas pessoas e aumentar seu número de seguidores com as hashtags certas.
Quantas hashtags você deve usar?
Aqui está o que os dados dizem sobre o uso de hashtags:
- É melhor usar 5 hashtags, ou menos, relevantes do que inserir hashtags apenas por inserir.
- Usar mais de 1 hashtag diminui sua taxa média de engajamento.
- Hashtags não ajudarão em suas taxas de engajamento se você não estiver publicando conteúdo relevante e de qualidade.
- Muitos Instagrammers ignoram as hashtags porque não gostam delas e as vêem como spam.
De acordo com as informações acima, vimos que as hashtags podem não aumentar suas taxas de engajamento.
Na verdade, as hashtags não devem aumentar suas taxas de engajamento, pois o objetivo das hashtags é alcançar novas pessoas com suas postagens!
Ou seja, as hashtags desempenham um papel vital nas legendas do Instagram .
Se o que você quer da sua postagem é ampliar seu alcance ou aumentar seus seguidores, não deixe de usar as hashtags!
Dicas de hashtag:
- Use apenas hashtags estratégicas bem pesquisadas.
- Coloque hashtags no final da legenda.
- Use no máximo 5 hashtags por legenda.
Aprenda a usar hashtags de maneiras que amplie seu alcance, aumente seus seguidores e incentivem o compartilhamento pelo usuário de seu público-alvo.
Incentive seus seguidores a usarem suas hashtags!
Mais uma maneira de você usar hashtags é pedir a seus usuários que compartilhem fotos ou outro conteúdo gerado por usuários com sua hashtag incluída.
Concursos são uma forma popular de incentivar o conteúdo gerado pelo usuário e são uma excelente forma de usar hashtags em postagens.
3. Use as menções para criar conexões com outras marcas e pessoas
Você pode mencionar um usuário ou marca do Instagram em suas legendas usando o símbolo “@”.
Quando você menciona alguém em uma legenda, essa pessoa recebe uma notificação e é direcionada para sua postagem.
Com isso, eles adicionam um comentário que aumenta a taxa de engajamento dessa postagem.
As menções também são usadas para dar crédito aos autores da postagem (se for repost) e colaboradores.
Use as menções estrategicamente e experimente descobrir como funcionam bem com o seu público.
4. Use CTAs para incentivar a ação e aumentar as conversões
Use CTAs (call-to-action) nas legendas quando o que você deseja é aumentar o engajamento ou gerar conversões.
Alguns dos CTAs que funcionam bem com legendas do Instagram:
- Perguntas.
- Pedir aos seguidores para marcarem um amigo.
- Incentivar os visualizadores a ir no link em sua biografia.
- Incentivar os usuários a verem seus produtos na loja do Instagram.
Existem várias formas diferentes de escrever CTAs!
O básico é incluir um CTA quando sua meta for engajar ou converter usuários.
Ao adicionar hashtags, menções e CTAs às legendas do Instagram, lembre-se de combiná-los com o que você quer.
Postagens destinadas a aumentar o engajamento podem se beneficiar de todos esses elementos.
5. Use o espaço em branco nas legendas do Instagram para melhorar a legibilidade
Agora você pode adicionar espaços em suas legendas do Instagram, se estiver usando a versão mais atual do aplicativo.
Se seu aplicativo não permite que você adicione espaço nas legendas, use um aplicativo externo como Notas ou Google Docs para digitar seu texto e, em seguida, cole-a na legenda.
Informações sobre legendas dos posts no Instagram
As legendas podem conter até 2.200 caracteres , incluindo elementos como hashtags, menções e emojis.
As legendas ficam ocultas após 125 caracteres , e os visualizadores precisam tocar em “mais” para ver o resto da legenda.
Dica: coloque seu texto mais atraente no topo da legenda!
Hashtags e menções podem ser colocadas na parte inferior das legendas ou até mesmo em um comentário.
Conclusão
As dicas e dados acima oferecem alguns pontos de partida excelentes para escrever legendas do Instagram que engajam e convertem, mas você pode melhorar ao longo do tempo seus resultados por meio de outras tentativas.
Conheça seu público-alvo monitorando seus insights do Instagram com frequência. As métricas não mentem!
Descubra a que tipo de legenda seu público responde, usando suas postagens de mais sucesso como um guia.
Mensagens, emojis, hashtags, CTAs, menções e formatação podem levar suas legendas do Instagram a melhores taxas de engajamento à medida que você as usa estrategicamente!
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