Quer abrir o próprio negócio, mas está sem ideias? Então fique aqui, leia até o final e descubra ideias de como abrir o próprio negócio.
10 ideias para você abrir o próprio negócio
1 – Marketplace.
O marketplace é ideal para quem:
- Não tem dinheiro para alugar ou comprar um ponto para abrir uma loja física.
- É novo no mercado e não é conhecido.
- Tem dificuldades em usar marketing para promover seus produtos.
Quem deseja abrir o próprio negócio tem como ótima opção o marketplace. Com o marketplace você vende seus produtos em grandes lojas virtuais como um parceiro.
Existem várias opções que você pode escolher para vender seus produtos, por exemplo: Magazine Luiza, Amazon ou Mercado Livre.
Essas lojas oferecem toda estrutura que você precisa para começar a vender seus produtos de forma fácil.
Uma das grandes vantagens é que você estará vendendo em lojas virtuais que recebem milhares de visitas diárias e oferecem ao lojista a possibilidade de vender seus produtos com as melhores formas e condições de pagamentos, além de facilidade na entrega dos produtos.
Desse modo, você pode comprar produtos em atacado e vender em plataformas como essas, usando toda a sua estrutura e credibilidade, tendo como contrapartida o pagamento de uma comissão pelas vendas realizadas.
2 – Marketing de Afiliado.
Aqui está uma ótima ideia para quem deseja abrir o próprio negócio com ZERO investimento. Trabalhando como afiliado, você pode vender produtos de terceiros e receber comissões por cada venda realizada.
As vantagens são muitas, sendo as principais:
- Ter uma página própria nas lojas virtuais para exibir os produtos.
- Toda logística de pagamento e entrega é de responsabilidade da loja.
- Você conta com a popularidade e credibilidade das lojas para vender os produtos.
Existem muitas as lojas que oferecem a oportunidade de qualquer pessoa trabalhar como afiliado, sendo algumas delas:
- Magazine Luiza.
- Amazon.
- Hotmart.
- Monetizze.
- Walmart.
- Netshoes.
- Submarino.
- Udemy.
- Americanas.
3 – Produtos delivery.
Quando se põe os custos de um estabelecimento físico na ponta da caneta, percebe-se que é um dos itens mais onerosos na hora de abrir o próprio negócio.
Embora ter um ponto físico ofereça muitas vantagens, atualmente é possível dispensá-lo, dado que as pessoas cada vez mais consomem produtos e serviços em suas próprias casas.
A maior vantagem de abrir um negócio Delivery está na economia com as despesas de locação.
Nesse sentido, os negócios que atuam como delivery, em sua maioria, estão voltados para o ramo alimentício, pois economizam investimentos em equipamentos de cozinha e despesas com ponto comercial.
Portanto, abrir um negócio Delivery demanda baixo investimento e apresenta uma boa lucratividade.
4 – Produtos usados.
É muito comum pessoas comprarem produtos como roupas, bolsas, mochilas, acessórios e outros, usarem poucas vezes e depois inutilizá-los.
O mesmo ocorre com produtos eletrônicos. As pessoas compram produtos novos como smarphones, tablets e notebooks e depois não sabem o que fazer com os produtos velhos.
No outro extremo, existem pessoas que estão dispostas a comprarem produtos usados, tendo como contrapartida ótimos preços.
Ou seja, você pode lucrar muito com comissões por intermediar vendas de produtos usados. Se preferir, pode até comprar produtos usados e revendê-los.
Revendendo produtos usados, você pode potencializar suas vendas com o marketplace. Este modelo de negócio tem como vantagem a economia com aquisição de estoque de produtos.
5 – Franquia.
Abrir uma franquia é uma ótima ideia de abrir o próprio negócio sem correr grandes riscos.
Isso porque a franquia tem como sua grande vantagem um modelo de negócio que deu certo no mercado, podendo ser replicado em outros lugares.
Além disso, outra vantagem das franquias é o suporte ao franqueado que gera maior facilidade para tocar o negócio e ganhar clientes.
Com isso, você pode procurar franquias que se enquadram no seu perfil, orçamento e que são compatíveis com o local em que deseja abrir o negócio.
6 – Consultorias e minicursos.
Todos têm alguma área em que possuem mais experiência ou conhecimento que as demais pessoas.
Nesse sentido, prestar consultorias ou oferecer minicursos é uma excelente oportunidade, pois exige baixo investimento.
Por exemplo: uma pessoa que trabalha com pregões eletrônicos em licitações pode usar seu conhecimento para dar consultorias para pequenas empresas que desejam concorrer em pregões de licitações.
Você também pode desenvolver cursos on-line e vendê-los em plataformas que facilitam a afiliação de vendedores.
Dessa forma, você contará com vendedores em vários lugares divulgando seu produto em troca de comissões pelas vendas realizadas.
7 – Influenciador digital.
Se você é uma pessoa popular em mídias sociais como Instagram e TikTok, então você tem uma ótima oportunidade de empreender como influenciador digital.
Diversas empresas buscam pessoas populares nas mídias sociais para divulgarem seus produtos e serviços.
Logo, sua popularidade pode ser uma oportunidade para divulgar marcas ou produtos e, desse modo, ganhar dinheiro.
O melhor é que o investimento inicial é muito baixo, e à medida que sua influência crescer, mais ofertas de negócios com empresas irão aparecer para você.
8 – Marmitas fit ou produtos congelados.
Cresce cada vez mais o número de pessoas que seguem uma dieta específica e buscam por refeições personalizadas.
Existe também uma grande demanda por alimentos pré-prontos e congelados. Ou seja, há um mercado amplo, lucrativo, pouco explorado e de baixo investimento a vista.
É um mercado amplo, pois as pessoas cada vez mais buscam por uma alimentação saudável. É lucrativo, pois é um serviço personalizado. É de baixo investimento, pois tudo pode ser feito em casa.
Então você pode aproveitar essa demanda e começar um negócio de marmitas fit ou alimentos congelados para ganhar dinheiro.
Ah! E você ainda pode usar o modelo de negócio delivery para potencializar a lucratividade deste negócio.
9 – Produtos customizados.
No mesmo sentido, existe uma grande demanda por produtos personalizados, como canecas, camisetas, topper de bolos, etc.
Nesse caso, o investimento será nas máquinas e estoques de produtos para customizar. A vantagem é que este negócio também pode ser feito em casa, assim dispensando custos como o aluguel de um ponto comercial.
Além disso, é possível também utilizar o marketplace para comercializar produtos que você mesmo pode desenhar.
10 – Dropshipping.
Para finalizar nossa lista de ideias lucrativas de baixo investimento para abrir o próprio negócio, não poderiamos deixar de fora o dropshipping.
Dropshipping é uma técnica de gestão de cadeia logística em que um intermediário comercializa produtos de um fornecedor sem possuir estes produtos em estoque próprio e sem a obrigação de enviá-los.
Este modelo de negócio demanda baixo investimento, pois você não precisa ter lidar com os custos envolvidos na cadeia logística da comercialização dos produtos.
Existem muitos sites de produtos para dropshipping que você pode se cadastrar e começar a vender com facilidade e rapidez.
O melhor é que se você encontrar bons produtos para vender com dropshipping, pode ganhar muito dinheiro com as vendas.
Por que abrir o próprio negócio?
Muitos são os motivos pelos quais você pode estar interessado em abrir um negócio, e esses motivos são um ponto importante a serem observados.
Um estudo realizado pelo SEBRAE revelou que as motivações dos brasileiros para empreender se concentram em sua maioria em aspectos como:
- Ter experiência na área em que atua.
- Vontade de abrir um negócio.
- Oportunidade de mercado.
Embora a maioria das motivações sejam positivas, há outras motivações mais preocupantes.
Mesmo hoje com sites como a Jooble que facilita a busca por vagas de trabalho, encontrar uma oportunidade pode ser desafiador, o que acaba por motivar as pessoas a abrirem o seu próprio negócio.
Outro motivo além dos desafios de encontrar uma vaga é a necessidade de aumentar a renda. Em ambos os casos, há expectativas que podem conflitar com os riscos de se manter um negócio.
Portanto, fica o conselho, avalie suas reais motivações e expectativas. Confronte-as com os riscos de abrir o negócio para não ter surpresas desagradáveis depois.
Qual negócio é o ideal para mim?
Logo após analisar suas motivações e expectativas, é hora de pensar qual é o tipo de negócio para o seu perfil. Por isso, o ideal é que o negócio seja em uma área que você possua experiência ou conhecimento.
Aventurar-se em um negócio que você não conhece pode ser muito arriscado. Caso esteja considerando essa possibilidade, busque ajuda ou integre à sua equipe pessoas que possuam conhecimento e experiência na área.
Estas são as dez ideias para abrir o próprio negócio lucrativo e de baixo investimento.
Gostou? Comente e deixe sua opinião.