Ideias de pins incríveis podem (e provavelmente irão) fracassar se você não praticar as técnicas de SEO para Pinterest. Descubra mais ao longo do artigo.
Você quer ser notado no Pinterest. Você tem se esforçado para criar pins interessantes.
Você até tem aplicado aqueles truques que fazem os usuários clicarem imediatamente num pin.
É verdade que você tem se esforçado, mas…
Onde estão os usuários? Porque não estão chegando ao seu perfil?
Quando se quer ser notado, você precisa tomar certas decisões.
Como calçar um tênis neon rosa para sair na rua. Ou vestir uma roupa chique demais para ir a uma festa “simples”.
Você quer ser encontrado no Pinterest? Quer que os usuários descubram seu perfil? Aqui está seu dever de casa: aprenda e aplique técnicas de SEO para Pinterest.
“SEO para Pinterest? Quê?”
Calma, sem pressa.
Antes de você aprender quais técnicas farão seu perfil ganhar seguidores no Pinterest, esclareçamos este ponto:
O que é SEO no Pinterest?
Você deve estar pensando que espécie de termo esquisito é SEO. Tudo bem. Justo.
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou seja: Otimização para Mecanismo de Busca.
“E…?”
Imagine que um usuário entra no Pinterest buscando ideias de decoração.
Ele deseja mudar o visual da sua casa, mas não busca qualquer decoração. Ele quer ideias de decorações naturais que envolvam plantas, flores, verde, verde e verde.
Ele, então, digita “decoração natural” na busca do Pinterest, clica em pesquisa e lá está: uma infinidade de ideias de decorações naturais em salas, quartos, cozinhas.
Exatamente como procurava.
E é aqui que entra o SEO, que ajudará você a como otimizar o Pinterest.
O usuário encontrou essas ideias de decorações naturais por um único motivo: os perfis que as publicaram fizeram um bom trabalho de otimização.
A função do SEO é basicamente fazer os usuários encontrarem você — aqui, fazer os usuários darem de cara com os pins do seu perfil.
Importante: você aplica SEO em toda sua conta do Pinterest — biografia, nome do perfil, pins, descrições de pins, etc.
4 dicas de SEO para bombar seu perfil no Pinterest.
1 – Esclareça quem você é o quanto antes.
Um ponto crucial quando se trata de SEO para Pinterest é esclarecer quem você é — do contrário, como os usuários conseguirão encontrar seu perfil?
Por esse motivo, começamos com: torne sua conta pesquisável.
Para isso, faça o seguinte:
- Confira se sua conta é comercial. Se sim, ótimo, se não, transforme-a numa.
- Escreva seu nome de usuário.
- Escreva sua biografia estrategicamente, ou seja: inclua palavras-chaves e diga sobre o que se trata o perfil.
Exemplo: o Pinterest da empresa Viva Decora tem a seguinte biografia:
“As melhores ideias de decoração. Aprenda como decorar gastando pouco e transforme a decoração de casa no estilo faça você mesmo. Inspiração e DIY para você!”
Essa biografia funciona porque esclarece o que os usuários encontrarão. Ela se dirige ao público-alvo. Além disso, “ideias de decoração” é uma palavra-chave.
Ao criar uma biografia, existem dois objetivos principais: chamar a atenção dos usuários e tornar a conta pesquisável.
Porém, como usar palavra-chave no Pinterest sem parecer um robô nem tedioso com uma biografia cinzenta?
Atente-se a isso.
2 – Você não precisa ir longe: aproveite o truque da caixinha de buscas para criar conteúdos relevantes.
Você não precisa cavar fundo para descobrir quais palavras-chave são úteis para que você crie conteúdo de valor no Pinterest. Use a caixinha de buscas.
É fácil e eficiente.
Quer ver?
Digitando “viagem de aventura”, algumas das sugestões de pesquisas são:
- viagem de aventura fotos;
- viagem de aventura brasil;
- viagem de aventura frases;
- viagem de aventura wallpaper;
- viagem de aventura amigos.
A partir dessas sugestões, é possível criar pins relevantes ao público-alvo.
3 – Descrições são uma mina de possibilidades.
O Pinterest, como você já sabe, é uma mídia social extremamente visual.
Ao acessá-la, usuários buscam ver imagens, vídeos ou gifs. Por quê, então, descrições (textos) são uma mina de possibilidades?
Basta lembrar do SEO falado no tópico 1.
De modo geral, é para ele que você escreve descrições, visto que será nelas que você aplicará técnicas de SEO, como hashtags e palavras-chave, para que os usuários possam encontrar seus pins ao usarem a caixa de busca.
Como exemplo, no perfil “Mala de Memórias | Dicas de viagem” há um pin com uma descrição cheia de palavras-chave (em negrito) e hashtags. Confira:
Quem disse que no Brasil não se tem lugares paradisíacos e resorts de tirar o fôlego?
Preparamos uma lista dos 9 melhores resorts no brasil para você colocar na sua lista de desejos de viagens nacionais!
Você já visitou algum deles?
Venha conferir! #viagem #dicasdeviagem #viagensbrasil #caribebrasileiro #resortsnobrasil #viagemnacionais #nordeste #praias #suldobrasil
4 – Organize seu perfil criando pastas.
É simples: facilite a vida do usuário e ganhe mais tráfego.
Imagine que você vai a uma lanchonete e pede o cardápio. Quando seus olhos procuram pelas refeições, sua cabeça dá um nó.
Onde estão as pizzas? Cadê os sucos? Em que parte estão os hambúrgueres?
O cardápio não está organizado em seções: pizzas, sucos, etc. Moral: você sofre para achar o que quer.
Usuários podem sentir o mesmo ao acessarem seu perfil no Pinterest.
Se você publica pins com assuntos parecidos, fica fácil de os usuários encontrarem o que querem.
No entanto, e se você publica pins diferentes?
Solucione esse problema criando pastas com títulos claros, desta forma, além de manter os usuários por mais tempo consumindo conteúdos do seu perfil, facilita a experiência deles com você.
Conhecer mais sobre SEO para Pinterest é apenas o primeiro passo.
Existe um mar de pins concorrentes, não?
Bem…
Ser encontrado e se destacar pode ser complicado, porém, entendendo o que é SEO para Pinterest, você é capaz de fazer seu perfil bombar.
Otimize o nome do perfil e a biografia.
Produza conteúdo relevante com base nas sugestões da caixinha de busca.
Escreva descrições estratégicas.
Crie pastas e facilite a vida dos usuários.
Certo?
Agora que você sabe sobre o SEO para Pinterest, vá em frente: otimize sua conta, torne-a pesquisável e faça-a bombar na plataforma.