A última atualização do sistema operacional iOS 14 da Apple limitou a quantidade de dados que o Facebook e Instagram poderão coletar de usuários para usar em publicidade.
A polêmica em torno da coleta de dados de usuários pelo Facebook volta à tona. Dessa vez, está em torno das novas políticas de privacidade e outros regulamentos.
À época, a notícia deixou o Facebook em alerta, pois envolveu mudanças nos recursos de privacidade da Apple iOS 14. A atualização do iOS 14 afeta a segmentação de anúncios do Facebook e Instagram.
Conforme a nova estrutura da App Tracking Transparency, os aplicativos da plataforma deverão fornecer informações sobre suas práticas de privacidade em App Store Connect.
E ainda, se usam código de terceiros, como SDKs de publicidade ou analítica, também precisará informar quais dados o código de terceiros coleta.
Assim como também devem dizer como os dados podem ser usados e se eles rastreiam o usuário.
Na página de produto de cada aplicativo, os usuários poderão consultar quais os dados que o aplicativo pode coletar.
Eles saberão se as informações são usadas para rastreá-los, ou se retém informações das suas identidades ou dispositivos.
A preocupação do Facebook ficou por conta de que os aplicativos deverão receber permissão dos usuários para coletar seus dados, com o fim de rastreá-los ou exibir anúncios direcionados. A atualização da Apple limitou a coleta de dados do Facebook e seus produtos.
- Fique por dentro também das tendências para o marketing digital.
O Facebook já vem enfrentando críticas relacionadas à privacidade dos seus usuários. Com a atualização do iOS 14, a coleta de dados do Facebook foi limitada, uma vez que o usuário pode não dar a permissão ao aplicativo.
Facebook repreende atualização de privacidade da Apple
Antes da atualização do iOs, o Facebook repreendeu a atualização de privacidade da Apple com anúncios em jornais de página inteira no New York Times , Wall Street Journal e Washington Post.
A empresa disse que as novas medidas da Apple, limita a coleta de dados dos usuários do Facebook:
Causar um golpe devastador nas pequenas empresas.
Além disso, o Facebook manifestou preocupação com relação aos anúncios segmentados. A empresa afirmou que:
Para cada dólar gasto por pequenas empresas comuns, suas vendas seriam reduzidas em mais de 60%.
Por outro lado, enquanto o Facebook afirmou que está defendendo as pequenas empresas. Já a Apple, diz defender os usuários.
A porta-voz da Apple disse à Bloomberg que está defendendo os usuários:
Os usuários devem saber quando seus dados estão sendo coletados e compartilhados em outros aplicativos e sites – e devem ter a opção de permitir isso ou não.