Quando alguém se torna microempreendedor individual, inúmeras dúvidas podem dar as caras logo no começo ou um tempo depois — e uma delas diz respeito a saber quais são os melhores bancos para MEI abrir conta PJ.
Vamos lá: não estamos falando sobre comprar uma camisa preta ao invés de uma branca, ou sobre decidir em qual lugar aproveitar o final de semana.
O que está em cena é a escolha de uma instituição bancária para abrir conta PJ.
Você quer garantir que fez a escolha certa, que não correrá riscos por conta de alguma exceção que o banco definiu, mas que você não percebeu ou não entendeu bem.
Você quer ter certeza de que abriu uma conta PJ na instituição correta.
Não se preocupe com isso, pois listamos os melhores bancos para MEI e abordamos os pontos mais relevantes sobre o tema.
Acompanhe o conteúdo e tenha uma ótima leitura!
Por que abrir uma conta PJ sendo MEI?
A partir do momento que você se torna um microempreendedor individual, vários aspectos passam a ser vitais, entre eles, a escolha de um banco para abrir uma conta PJ.
São vários os benefícios que justificam a abertura desse tipo de conta.
Confira a seguir:
Gestão financeira
A separação entre finanças pessoais e finanças comerciais pode ser um desafio quando não se tem uma conta PJ, pois o MEI passa a ter dificuldade de acompanhar os lucros e as despesas da empresa.
Isso se agrava ainda mais quando o microempreendedor não tem tanto conhecimento sobre as boas práticas de gestão financeira.
Um exemplo disso é quando se faz o pagamento de despesas pessoais com os lucros obtidos no negócio.
Além disso, ter uma conta PJ também irá simplificar o controle fiscal, pois você terá mais facilidade para declarar os impostos.
Na prática, ficará longe de várias complicações que podem surgir por conta do descumprimento de obrigações fiscais.
Profissionalização
Você pode ter se tornado MEI por inúmeras razões, e podemos apostar que uma delas foi para gerar uma imagem mais profissional sobre si mesmo.
O que acontece quando você cria uma conta PJ é justamente a potencialização dessa imagem profissional diante de fornecedores e clientes.
Isso se dá porque estes passam a ter uma maior sensação de estabilidade e confiança ao fechar negócios com você.
Junto a isso, é essencial destacar que, se você trabalha ou pretende trabalhar com grandes empresas, estas provavelmente exigirão uma conta PJ de você, pois é por meio dela que elas farão o seu pagamento.
Acesso a serviços
É possível que você, por ser MEI, já tenha visto um desses anúncios de instituições bancárias chamando os microempreendedores individuais para criar uma conta PJ.
Entre os vários motivos que esses bancos apresentam na forma de um apetitoso e atraente cardápio repleto de benefícios estão as linhas de crédito e os cartões de crédito empresariais.
Outros benefícios que você tem acesso ao abrir uma conta PJ são as maquininhas de cartão, que, além de fáceis de obter, são cruciais para inúmeros negócios, sobretudo aqueles que fazem vendas presenciais.
12 melhores bancos para abrir conta MEI
Há diversas instituições bancárias nas quais você, sendo microempreendedor, pode abrir uma conta PJ.
Para esclarecer o assunto e auxiliar na escolha mais adequada, conheça a seguir os melhores bancos para MEI.
1 – Nubank
Com mais de 80 milhões de clientes na América latina, o Nubank possui uma modalidade de conta para microempreendedores.
Entre os seus benefícios, ela é totalmente digital, não tem anuidade, permite TEDs sem limites e disponibiliza o cartão Nubank PJ com função crédito e débito.
Outros pontos positivos que fazem do Nubank um dos melhores bancos para MEI são a ausência de tarifas de manutenção e a possibilidade de organizar as cobranças da sua empresa por meio da área de cobranças do aplicativo. Resumindo: maior praticidade.
2 – Neon
Auxílio para pagamento de boletos MEI e chance de conversar com especialistas (o tipo de coisa que você irá eventualmente precisar para sanar dúvidas) são algumas das vantagens de ter uma conta PJ no Neon.
Além de você realizar facilmente a abertura da conta MEI Fácil, que é grátis e pode ser feita pelo app ou site, a manutenção, a emissão de extratos e outros serviços também são gratuitos.
3 – Banco do Brasil
O Banco do Brasil, uma das instituições tradicionais do país, também oferece uma conta PJ para quem é MEI.
E se tem algo que você ganha ao optar por essa alternativa são: praticidade nas transações, que podem ser feitas via web, aplicativo e até whatsapp; Ourocard Empreendedor Visa, um cartão de crédito sem anuidade; e maquininha sem mensalidade.
4 – Inter
Mais de 1 milhão de microempreendedores já escolheram o banco Inter para abrir uma conta PJ e, assim, facilitar a gestão financeira de suas empresas.
E isso é só a ponta do iceberg, porque há outros benefícios que justificam esse número, como a possibilidade de fazer depósito de cheque por imagem e de dinheiro via boleto.
O banco também tem convênio com as máquinas de cartão mais relevantes do mercado.
Junto a isso, é necessário citar o cartão de crédito MEI, que tem um programa de pontos: todas as compras feitas com o cartão fazem você acumular pontos, que depois podem ser convertidos em milhas para viajar, investimentos ou cashback que cairá direto na sua fatura.
5 – C6 Bank
Aqui vão três fatores que tornam o C6 Bank um dos melhores bancos para MEI: cartão sem anuidade, maquininha grátis e, caso a sua empresa precise lidar com despesas imprevistas (o que pode facilmente acontecer com qualquer tipo de negócio), há como fazer empréstimo parcelado e até cheque especial.
E sabe o que é tão melhor quanto isso? Dá para realizar vendas online no crédito e no débito.
É só enviar o link de pagamento para o cliente. Outro ponto é: quanto mais vendas você fizer por meio da maquininha, mais chances de crédito terá.
Outros 7 melhores bancos para MEI
Além dos bancos que você viu acima, podemos mencionar outros igualmente vantajosos, cada um com as suas particularidades. Confira-os a seguir:
- Bradesco;
- Conta Simples;
- Itaú;
- Banco BS2;
- Banco Original;
- Santander;
- Caixa.
Qual é o melhor banco para MEI?
Para responder a essa pergunta, é necessário que você adote algumas medidas, e duas das principais certamente são a pesquisa das alternativas disponíveis e quais delas melhor atende às necessidades do seu negócio.
Nos tópicos anteriores, abordamos vários dos melhores bancos para MEI, certo?
Ainda que todos tragam pontos positivos para um microempreendedor, nem todos eles serão igualmente adequados para todos os MEIs existentes.
Dessa forma, quando falamos “pesquisa das alternativas disponíveis”, estamos recomendando que você conheça a fundo sobre tudo acerca da conta PJ em cada um dos bancos citados, sejam eles digitais ou tradicionais.
Por outro lado, quando mencionamos “necessidades do seu negócio”, queremos que você volte a sua atenção para os seguintes fatores:
- processamento de pagamentos;
- acesso a crédito;
- facilidade de uso;
- qualidade do atendimento ao cliente (ter um suporte ágil e eficiente é vital para situações problemáticas e esclarecimento de dúvidas).
Essas são só algumas das variáveis com grande influência na decisão de abrir uma conta PJ em determinado banco ao invés de em outro.
Melhores bancos para MEI: conheça a fundo, escolha um e sucesso!
Agora que você sabe quais são os melhores bancos para MEI, conheça um deles a fundo e escolha o mais alinhado ao que você busca — sobretudo quando se trata da simplicidade que a conta PJ que ele oferece traz para a gestão financeira da sua empresa.
Como você notou, há diversas opções, então não tenha pressa na decisão, apenas foque em entender tudo o que você terá e também o que não terá escolhendo determinado banco.
Ah, e se as informações que encontrar no site ou app não forem suficientes para sanar as suas dúvidas, entre em contato com o banco para obter mais detalhes.
Torne a sua decisão o mais estratégica possível.