Como descobrir músicas em alta no Reels do Instagram

músicas em alta no reels
Publicidade

Já não é mais segredo para ninguém que as músicas em alta no Reels são elementos chave para fazer o seu vídeo bombar no aplicativo.

Uma parte por trás do sucesso de um Reels está em usar músicas ou sons em alta que ainda estejam escalando no aplicativo, sem que ainda não estejam saturadas de vídeos.

E esse é exatamente o maior desafio de quem cria conteúdo no Instagram: se antecipar e descobrir essas tendências antes de tudo para então ter sucesso.

Por isso, neste guia, vamos explorar tudo sobre músicas em alta no Instagram. 

Você aprenderá como descobrir músicas e sons que estão se transformando em tendências e que você pode usar em seu Reels.

Leia até o final e descubra.

Reels com músicas em alta têm mais engajamento?

É muito comum receber a recomendação de sempre usar as músicas que estão em alta no momento ao criar um Reels no Instagram.

Mas será que essa prática realmente faz diferença?

Aparentemente, não existem experimentos que possam validar essa prática, porém, há muitas sugestões que indicam que sim, isso funciona.

A primeira é que o Reels está concentrado em tendências e conteúdos virais. 

Quando um challenge se torna popular, por exemplo, os algoritmos e classificadores destacam outros vídeos que seguem o mesmo padrão.

O segundo é o próprio relatório de tendências do Instagram, que lista semanalmente todos os áudios e músicas que estão em alta.

Evidentemente que eles não fariam essa sugestão se não fosse recomendável usá-los.

E o terceiro são as recomendações de milhões de criadores que, com base em seu conhecimento empírico, afirmam categoricamente que sim, funciona.

Então, não há razões pelas quais você não deveria usar músicas em alta no seus Reels, pois certamente elas contribuem para seu Reels viralizar.

Como descobrir músicas em alta no Reels?

Publicidade

Você pode descobrir as músicas em alta no Reels localizando na biblioteca de músicas do Instagram músicas e sons com volume crescente de uso em publicações.

Para encontrar essas músicas você deve acessar o módulo de criação do Reels.

Em seguida, siga as etapas a seguir:

  1. Logo na primeira tela de criação, você verá o ícone de música com o título “Aúdio”. Toque nele para acessar a biblioteca de músicas do Instagram.
  2. Você verá sugestões de músicas divididas em seções. Localize a seção “Lançamentos” e toque em “Ver mais” para acessar a biblioteca de músicas adicionadas recentemente pelo Instagram.
  3. Observe que cada música exibe o número de Reels produzidos que utilizaram a música. Identifique aqueles que estão apresentando um alto volume de Reels produzidos.
  4. Pesquise pelo nome da música no aplicativo e acesse a página da música. Veja se a música exibe o ícone de tendência, uma seta com o ponteiro para cima.
  5. Selecione a música e use-a em seu Reels, ou salve-a para usá-la em outro momento.

A parte mais complicada será justamente a leitura de qual música apresenta padrões de tendência e pode viralizar no futuro.

Como dica, sugerimos que busque sons que apresentem, no mínimo, 20 mil publicações Reels e que pertencem a perfis verificados.

Após isso, cheque a página da música e busque pelo ícone de tendência. Se a música ou exibir o ícone, ela é uma música em alta no Reels.

músicas em alta no reels
Fonte: autor.

Outra maneira de você descobrir quais são as músicas e sons do Reels que estão em alta é por meio do relatório de tendências do Instagram.

Semanalmente, o Instagram divulga em seu blog o relatório de tendências do Reels com uma seleção de músicas e sons que estiveram em alta durante a semana.

Nós também disponibilizamos toda sexta-feira um relatório com as tendências do Instagram, contendo uma lista com músicas em alta no Reels.

Como usar músicas em alta no Reels do Instagram?

Publicidade

Você pode não encontrar algumas músicas disponíveis para sua conta do Instagram. Isso é normal em contas comerciais de alguns setores.

Para ter acesso a biblioteca completa, você pode avaliar se deve ou não mudar para outro setor, como o de criador de conteúdo digital.

Contas nessa categoria tem acesso a biblioteca completa, assim podendo encontrar e usar as músicas em alta em seus Reels.

Quando você escolhe uma música para usar em seu Reels, um trecho selecionado automaticamente pelo Instagram é apresentado.

Você pode escolher o trecho que preferir para usar em seu Reels, porém, recomendamos que use o trecho automático sugerido pelo aplicativo.

A razão é que muitos outros usuários, certamente, usarão com maior frequência o trecho automático, então, se você escolher um trecho diferente, isso pode afetar a performance do seu Reels.

O que significa a letra E ao lado das músicas do Instagram?

Você já reparou que muitas músicas presentes na biblioteca do Instagram possuem um rótulo com a letra E ao lado?

Publicidade

A música que contém o rótulo com a letra E é explícita.

Ou seja, a letra ou o conteúdo de uma música pode conter linguagem forte, referência à violência, linguagem discriminatória ou ser considerada ofensiva para crianças.

Mas não se preocupe em usá-la em seus Reels, pois essa marcação é apenas um aviso para o usuário ter ciência do conteúdo da música.

Dicas ao usar músicas em alta no Reels

Como tudo no Instagram, relevância é algo com que se deve ter muita atenção. 

Nesse sentido, não é porque uma música está em alta que deve ser usada sem preocupar-se com a relação dela com o conteúdo.

Muitos usuários usam como estratégia a redução do volume da música até o mínimo, de modo que não possa ouvi-la, numa tentativa de enganar o algoritmo.

É preferível você evitar essa estratégia e encontrar outras formas de adequar uma música em alta ao seu Reels.

Quanto mais natural for o seu Reels, isto é, sem tentativas de enganar os algoritmos, maiores são as chances do seu vídeo viralizar.

Além disso, para tornar sua estratégia de otimização do Reels ainda mais completa, é importante que você observe os melhores horários para postar Reels.

Postar em horários estratégicos contribui para que o seu Reels tenha melhores taxas de alcance.

Conclusão

Publicidade

Os áudios nos Reels afetam consideravelmente o seu vídeo podendo fazê-lo alcançar mais pessoas e ter um melhor desempenho.

Neste guia, você descobriu como encontrar músicas que estão em alta no Reels para usar em seus vídeos.

Como visto, músicas que são tendências podem contribuir para aumentar o engajamento do seu vídeo.

Para ter resultados ainda melhores, é altamente recomendável que você combine músicas e sons em alta com outras estratégias de otimização.

Você gostou das dicas? Tem alguma para compartilhar? Conte nos comentários.

Perguntas frequentes

Como descobrir músicas em alta no Reels?

Você pode descobrir as músicas em alta no Reels localizando na biblioteca de músicas do Instagram músicas e sons com volume crescente de uso em publicações.

O que significa a letra E ao lado das músicas do Instagram?

A música com a letra E é explícita. Ou seja, a letra ou o conteúdo de uma música pode conter linguagem forte, referência à violência, linguagem discriminatória ou ser considerada ofensiva para crianças.

Reels com músicas em alta têm mais engajamento?

Publicidade

Há muitas razões pelas quais você deveria usar músicas em alta no seus Reels. Certamente, as músicas contribuem para seu Reels viralizar.

Publicidade

Você curtiu?