Um dia qualquer desses, um amigo me contava que se sentia desvalorizado no seu trabalho. Ele havia sido o mais recente contratado pela empresa, mas já estava a bastante tempo nela, sem ver qualquer mudança.
Ele contou que sua maior angústia era o fato dos seus colegas ganharem mais que ele e serem considerados profissionais melhores.
E era este o problema, pois não eram. Seus resultados eram melhores que os de todos os seus colegas —inclusive do próprio chefe — e isso lhe causava o sentimento de desvalorização no trabalho.
Ele esperava da empresa duas coisas: um aumento de salário e mais reconhecimento pelo seu trabalho. Porém, isso parecia que não aconteceria.
Mas, nem tudo estava ruim, pois ele recebeu uma proposta muito mais vantajosa. Nessa proposta, ele não só ganharia mais, como também teria um cenário mais favorável para ter seus resultados reconhecidos.
Ou seja, era uma chance de se sentir mais valorizado no trabalho.
No entanto, embora a proposta fosse tentadora, ele temia o novo e sentia mais segurança em continuar onde não era valorizado, pois lá ele já estava habituado.
Por fim, como um ultimato, ele apresentou a proposta a seu chefe, e este que fez pouco caso. Então ele deixou a empresa e foi trabalhar na concorrente, onde passou a se sentir mais valorizado.
Você se identificou com essa história?
Em casos assim, é natural sentir receio de deixar tudo e partir para o novo. Todos temem mudanças, isso é normal, mas é um erro ser refém desse medo.
A melhor maneira tomar uma decisão em uma situação assim é pensar no seu futuro. Nos próximos 5 anos, onde você deseja estar? As coisas podem ou vão melhorar?
Se a resposta é NÃO, então, a única forma de não se sentir mais desvalorizado no trabalho é encarar o novo.
Medo de pedir demissão do trabalho por ser desvalorizado
Logicamente, se você se sente desvalorizado, é porque, provavelmente, a empresa não reconhece o seu valor. Ou seja, quando a gestão não reconhece seu trabalho, significa que os seus esforços são ignorados pela empresa.
Sendo assim, é provável que você pense em pedir demissão. Porém, pedir demissão não é algo fácil, e é normal você ter medo de fazer isso.
Então como vencer o medo de pedir demissão? Bom, de forma simples e objetiva, você deve buscar meios para se sentir seguro.
Uma opção eficaz é conquistar uma oferta melhor de outra empresa, e de preferência, e se possível, da concorrente.
De posse de uma outra oferta, você poderá sentir mais segurança ao pedir demissão. Além disso, é importante também que você trabalhe sua autoestima.
Procure pensar no seu valor, pensar em você – sim, porque eles não pensam – e entender que você merece o melhor, por isso, não pode e nem deve aceitar estar onde você não é valorizado.
Como não ser mais desvalorizado no trabalho?
Existem algumas atitudes que você pode tomar para não ser mais desvalorizado no trabalho. A seguir, veja algumas alternativas.
1- Mostre que alguém valoriza o seu trabalho.
Muitas vezes, a gestão está tão focada nas decisões da cúpula que não percebe ou entende que o sucesso da organização está no seu time.
Assim, quando você — até então não notado — revela ter recebido uma oferta melhor de trabalho para a gestão, isso causa um impacto na gestão, dado que diante de uma situação assim, eles passam a perceber o quanto seus esforços trouxeram resultados importantes.
Além disso, seus colegas e outros, também começam a refletir sobre como você é importante para o time da empresa. Todos percebem que sua saída é uma falha de todos por não valorizarem você no trabalho.
2 – Abra o jogo com seus líderes (ou chefes).
Às vezes, essa pode ser uma atitude que produz resultados satisfatórios. Mas você deve ter cuidado, pois essa conversa é difícil e demanda jogo de cintura.
Nenhum chefe – exceto se ele for um líder – gosta de ouvir que não está notando o desempenho dos seus funcionários.
Considerando essa possibilidade, conversar sobre isso pode provocar duas reações: a primeira é ele reconhecer sua própria falha e concordar com você; a segunda é ele se sentir acuado e não gostar da atitude.
Tudo depende da personalidade do seu líder. Você saberá como provavelmente ele deve reagir. De toda forma, você possivelmente será indagado dos motivos de sair da empresa – se for essa a sua decisão – e então terá oportunidade para falar disso.
3 – Reavalie o seu modo de trabalhar.
Muitos acreditam que nas empresas o que vale é o seu esforço e resultados, mas só isso, na maioria das vezes, não é o bastante.
Diversas empresas têm em sua cultura o networking como elemento chave para crescimento. A maior parte dos líderes buscam investir em quem possui semelhanças com o seu modelo de trabalho.
Daí o networking ser tão importante. Mas o networking aqui é só um exemplo, pode ser que onde você trabalha esse elemento chave seja outra característica ou habilidade.
Se você está se sentindo desvalorizado no trabalho porque seus esforços e resultados não estão sendo percebidos, provavelmente existe outro fator ainda mais importante na cultura da empresa que você não está considerando.
Então se você ainda gostaria de dar uma chance para o lugar onde trabalha, reavalie esse ponto. Tente identificar o que é valorizado na cultura da sua empresa.
Depois, pense se está ou não disposto a investir nisso para buscar mais reconhecimento e obter uma promoção.
Está ou não na hora de sair do trabalho?
Não há dúvida, quanto mais você prolongar a decisão, só se prejudica profissionalmente.
Em carreira profissional, quando você se sente desvalorizado no trabalho, o ideal é realmente sair, pois, tudo indica que a cultura da empresa é de não reconhecer/valorizar o trabalho do time.
Dificilmente empresas assim mudam sua cultura, e quanto mais tempo ficar, mais prolongará sua frustração e poderá se prejudicar, pois, não se sentirá mais motivado a empenhar esforços.
Servidor Público desvalorizado no trabalho, é possível ser reconhecido?
No serviço público, infelizmente, a competência é um fator ignorado. Quase tudo é uma questão de política e influência.
Não aconselharia uma conversa com a gestão, pois no final das contas, apesar de concordarem com sua visão estratégica organizacional, eles sabem que a influência e a política é o que decide.
Assim, o conselho para quem é servidor público é: não espere sua competência ser reconhecida. Se deseja crescer, sendo realista, seus esforços devem ser voltados para sua influência sobre colegas e comunidade.
Desvalorizado no trabalho e sem coragem para sair?
O melhor é buscar ajuda, pois como dito, sua produtividade, em virtude do sentimento de desvalorização no trabalho, cairá. Assim, se você não se sentir motivado a empenhar esforços para obter bons resultados, a situação só piorará.
Portanto, se necessário, busque terapia para encontrar e reunir forças para romper com a situação atual. Não há nada de humilhante em reconhecer que tem dificuldades em decidir assim.
O importante mesmo é você dar um passo em direção a mudança, e um profissional pode ajudá-lo neste processo. Com um profissional, seu tempo para refletir as mudanças que ocorrerão serão respeitadas. Desse modo, o processo se torna mais gradual e confortável.
Deixe seu comentário e nos acompanhe por aqui.