Se você está pensando em financiar um imóvel ou veículo, a calculadora de financiamento é uma ferramenta importante.
Indispensável, na verdade.
Isso porque você está prestes a fazer uma compra por meio de uma modalidade de pagamento especial, o financiamento, e precisa se atentar bem antes de, finalmente, tomar uma decisão.
É necessário que faça um planejamento financeiro e, para isso, nada melhor do que usar uma calculadora de financiamento. Ela evitará surpresas desagradáveis depois que você assinar o contrato com a instituição financeira.
Pensando nisso, listamos 10 calculadoras de financiamento que ajudarão você, seja no financiamento de veículo ou imóvel.
Antes disso, porém, algumas considerações…
O que é e como funciona uma calculadora de financiamento?
Também chamada de simulador de financiamento, a calculadora de financiamento apresentará — com base em dados sobre o veículo/imóvel que será financiado — um valor médio da primeira parcela que você pagará.
Mas não só isso.
Também apresentará:
- a taxa de juros aplicada;
- o sistema de amortização;
- as despesas de ITBI;
- taxa de registro;
- valor total que você pagará.
Além dessas informações, existem outras igualmente importantes para que a calculadora de financiamento realize uma simulação assertiva e que ajude você a tomar uma decisão estratégica na hora de financiar.
Quando falamos em decisão estratégica, falamos sobre você saber (a partir dos resultados que a calculadora mostrar) se o valor médio das parcelas está dentro do que você pode pagar, por exemplo. Afinal, o financiamento tem suas complicações e surpresas, e você deve fugir disso.
Como dito, a calculadora de financiamento solicitará alguns dados, então, antes de começar a simulação, é importante que já os tenha em mãos.
Por exemplo, se você fazer a simulação do financiamento de um imóvel, algumas das informações que precisará informar são:
- valor que pretende pagar como entrada;
- valor do imóvel;
- localização do imóvel;
- tipo de imóvel.
Resumidamente, a calculadora de financiamento faz uma simulação que é nada mais do que a soma do valor do imóvel/veículo, tempo do financiamento e juros mensais.
Claro, além disso, há variáveis no cálculo, como valor da entrada e valor do bem que será financiado.
6 calculadoras de financiamento de imóveis e de veículos
1 – Calculadora do cidadão
Disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, com a calculadora do cidadão, você consegue fazer uma simulação de financiamento com prestações fixas (ou seja, quando as parcelas que você irá pagar sempre possuirão o mesmo valor durante o prazo do financiamento).
Ao acessar a página, além de poder facilmente visualizar os campos a serem preenchidos para fazer o cálculo (número de meses, taxa de juros mensal, valor da prestação e valor financiado), você também poderá conferir uma explicação detalhada e com exemplos didáticos sobre cada um dos campos.
2 – Simulador Habitacional CAIXA e Crédito Real Fácil CAIXA
Já com essa calculadora de financiamento, é possível simular tanto a aquisição de um imóvel residencial (seja ele novo ou usado) como também simular um empréstimo Real Fácil CAIXA.
Durante a simulação, você passará por 4 blocos/4 etapas: Dados Iniciais, Seus dados, Opções, Resultados. Certifique-se de preenchê-los corretamente.
Se ao final da simulação você concluir que o financiamento vale a pena e que decidir fazê-lo está dentro do que você pode pagar, basta concluir o processo visitando um correspondente CAIXA Aqui (CCA) ou, então, uma agência da CAIXA para solicitar o crédito.
3 – Cálculo de financiamento PRICE
Aqui, é possível fazer o cálculo de um financiamento e/ou empréstimo.
Essa calculadora de financiamento faz a simulação com base na tabela PRICE. No modelo de financiamento PRICE, o valor das parcelas permanecem fixas ao longo de todo o período contratado.
As primeiras prestações desse modelo são, principalmente, compostas de juros. Ao passo que o devedor realiza o pagamento das parcelas, a amortização do valor principal emprestado aumenta. Como resultado disso, a proporção dos juros diminui nas parcelas.
Os principais tipos de contratos que utilizam o financiamento PRICE são veículos, empréstimos e bens de consumo, como eletrodomésticos e móveis.
Para fazer o cálculo de financiamento PRICE, clique aqui.
4 – Simulador de Empréstimo e Financiamentos
Se optar por usar essa calculadora de financiamento, você terá algumas outras possibilidades de cálculo.
Por exemplo, no campo onde preencherá o número de parcelas, você poderá fazer a simulação levando em conta a Tabela Price (que explicamos no tópico anterior), mas também considerando a Tabela SAC.
Enquanto a Tabela Price é mais comum para empréstimos pessoais e financiamento de carros, a Tabela SAC é mais usada para financiamento de imóveis.
5 – Calculadora Online
Temos aqui uma calculadora bem completa.
Além de representar o cálculo em uma tabela analítica e em gráfico, também:
- calcula empréstimo;
- taxa de juros;
- parcelas da prestação;
- tempo de financiamento;
- engloba simulações com base em diferentes sistemas de amortização, como o SAC, SAA, SAF, SAM e PRICE.
Faça sua simulação aqui.
6 – Calculadora e simulador de financiamento imobiliário
Simples e rápida.
Com essa calculadora de financiamento, você consegue fazer o cálculo baseado na renda que possui ou, se preferir, baseado em parcelas.
Se escolher calcular com base na sua renda, precisará preencher 3 campos para ver os resultados da simulação: renda familiar mensal, entrada e FGTS (opcional). Se escolher calcular com base em parcelas: valor máximo da parcela, entrada e FGTS (também opcional).
Outras 4 calculadoras de financiamento
- Calculadora de Financiamento e Empréstimos (Cálculo Jurídico)
- Calculadora de Financiamento (Investing)
- Simulador de financiamento de veículos (FDR)
- Cálculos para empréstimos e financiamentos (Cálculo Exato)
Escolha a calculadora de financiamento mais adequada
Tudo dependerá da sua necessidade: se fará a simulação do financiamento de um carro ou de um veículo.
Mas também dependerá do que você achar mais fácil de entender e usar, afinal, cada simulador de financiamento tem suas particularidades e, para algumas pessoas, alguns deles podem ser mais fáceis de usar.
E se quiser fazer a simulação em mais de uma calculadora, sem problemas.