Reels do Instagram: o que é e como usar! Descubra agora!

Reels do Instagram: o que é e como usar

Neste artigo, você vai descobrir o que é o Instagram Reels, aprenderá como criá-lo no seu Instagram, além de como usar o Reels do Instagram para negócios.

O que é Reels do Instagram?

O TikTok vem sendo um forte concorrente para o Instagram. O aplicativo de vídeos curtos é febre no Brasil e a cada dia ganha mais usuários.

Por isso, o Instagram decidiu enfrentar a concorrência — que por sinal se mostra ameaçadora — criando o Reels do Instagram.

Reels é a nova funcionalidade do Instagram que possibilita os usuários criarem vídeos curtos e publicá-los no perfil da conta. A principal diferença do Reels para o IGTV é que o Reels você usa diariamente.

Nesse sentido, o Instagram Reels é muito semelhante ao Instagram Stories, e você até acessa ele com a mesma câmera dos stories.

Abaixo, trazemos algumas especificações do Instagram Reels para que você conheça melhor:

  • Proporção de tela dos vídeos: 9:16.
  • Duração dos vídeos: 15 ou 30 segundos de duração.
  • Conteúdo: pode ser criado diretamente na câmera do Reels e / ou carregados da galeria da câmera em seu dispositivo móvel.
  • Conteúdo: pode ser criado como vídeo completo ou uma série de vídeos em sequência.
  • Dispositivo de criação: Reels só podem ser criados em dispositivos móveis.

Provavelmente, você já viu Reels no Instagram em algum lugar, mesmo que não o tenha percebido. Os vídeos Reels podem ser publicados em stories ou feed, e também ficam na guia Reels em seu perfil, e eles podem até mesmo aparecer na página Explorar.

Você saberá que trata-se de um Reels quando ver o ícone no canto inferior esquerdo do vídeo, ao rolar pelo feed, ou no canto superior direito ao olhar o perfil de alguém no Instagram.

Reels do instagram 1 aveli.com.br

Se alguém que você segue criou um Reels, você o verá em seu feed inicial à medida que rolar o feed do Instagram.

Usando o Reels para negócios

Agora que você sabe o que é Instagram Reels, podemos pensar juntos sobre como usar o recurso para o seu negócio.

É muito comum nos depararmos no Instagram com Reels de danças ou músicas.

Aqui, encontramos a primeira limitação desse recurso. As contas comerciais não têm a opção de música, ou seja, provavelmente você terá que encontrar outras maneiras de usar esses vídeos.

Por exemplo, se você faz tutoriais ou vídeos para produtos, ou dá dicas em seu nicho, você pode criar vídeos de estilos semelhantes para os Reels.

Outro exemplo é se você está no nicho da moda. Neste caso, há muitas ideias divertidas que fazem muito sucesso por aí.

Para ilustrar, temos os vídeos stop motion, onde uma cena termina e pula para a próxima, eles são muito populares.

Se você tem um produto que requer montagem, considere como sugestão criar um vídeo divertido que mostra a progressão da construção do produto do início ao fim.

Ah, é importante notar que a maioria das pessoas que assiste aos Reels não vai ler uma legenda, principalmente se for uma longa.

Portanto, se você tiver uma frase de efeito para enfatizar em sua postagem, certifique-se de que esteja no áudio e em qualquer sobreposição de texto no vídeo para que o espectador veja e ouça.

Antes de começar a criar seu Reels, sugerimos que você estude os tipos de conteúdo que há em outros perfis do seu setor.

Desse modo, você poderá conhecer quais são os conteúdos que têm apresentado bons resultados. Além disso, poderá inspirar-se neles.

Primeiros passos para criar Reels

Para criar um Reels, você precisa acessar a câmera Reels pela câmera dos stories. Sendo assim, acesse normalmente o Instagram Story. Na parte inferior da tela, você verá três opções: Ao vivo, Story e Reels. Vá até Reels para abrir a câmera.

Assim que a câmera de Reels abrir, você verá as ferramentas de navegação no lado esquerdo da tela. No canto superior esquerdo está o ícone de engrenagem do Instagram, que mantém as mesmas configurações do Story do Instagram. Os ícones no meio da tela são para gravar e editar seus vídeos.

Se você deseja adicionar efeitos criativos aos seus vídeos, deve selecioná-los antes de criar o Reels. Você não poderá voltar e adicionar ou editar vídeos para esses recursos depois de gravar.

Perfis comerciais terão acesso a esses três recursos ao longo da borda esquerda da tela:

  • Velocidade : Toque em “Velocidade” para selecionar velocidades de gravação mais rápidas ou mais lentas.
  • Efeitos : Toque em “Efeitos” e percorra as opções de filtro na parte inferior, onde está o botão do obturador. Se você não encontrar a opção certa nos efeitos fornecidos, há uma opção para navegar pelos efeitos no final do pergaminho.
  • Temporizador : Toque no ícone do relógio para definir um cronômetro de gravação para que você possa fazer gravações com as mãos livres.

Reels do instagram aveli.com.br

Os perfis pessoais e do criador de conteúdo digital do Instagram terão acesso aos mesmos três recursos, além do recurso de áudio (ou música) nos Reels. Você pode pesquisar vídeos de áudio sugeridos, música popular ou gêneros para usar em seu vídeo.

Criando um Reels

Após escolher seus efeitos, é o momento de você gravar um vídeo no Instagram Reels. Sendo assim, pressione e segure o botão grande do obturador na parte inferior da tela para gravar.

Obs: ressaltamos que você poderá gravar vários vídeos, até completar 15 ou 30 segundos no total. Portanto, à medida que você grava, verá uma barra de progresso se mover na parte superior da tela – da esquerda para a direita – conforme você se aproxima do tempo estabelecido.

Logo após gravar seu vídeo, a barra de progresso indicará a duração total do seu vídeo e o número de vídeos que você gravou até momento.

Reels do Instagram aveli.com.br

Após gravar o seu vídeo, você verá duas setas de cada lado do botão do obturador. Isto é, a seta apontando para a esquerda é uma repetição do vídeo que você acabou de gravar.

Instagram Reels 5 aveli.com.br

Se você tocar na seta que aponta para a esquerda, você poderá cortar ou excluir o vídeo.

Como cortar ou excluir vídeo do Reels do Instagram

Para cortar um vídeo, toque no ícone de tesoura. Em seguida, você verá uma linha do tempo para o vídeo na próxima tela.

Dessa forma, arraste as barras de início e fim do vídeo para marcar onde deseja que o vídeo comece / pare. Quando terminar, toque em Recortar no canto superior direito.

Se você quiser descartar o vídeo, toque no ícone da lixeira e confirme sua escolha para descartar o vídeo. Toque na seta que aponta para a direita para retornar à câmera de Reels.

Reels Instagram cortar e excluir aveli.com.br

Como importar um vídeo da galeria do celular para o Reels do Instagram

Além de filmar com a câmera Reels, você pode enviar vídeos da galeria de imagens da câmera.  A plataforma suporta apenas vídeos, então você não poderá fazer upload de imagens.

Sendo assim, para acessar a galeria de imagens da câmera, toque no pequeno quadrado no canto inferior esquerdo da tela, que mostra o item da galeria da câmera mais recente.

Em seguida, percorra a galeria da câmera até o vídeo de sua escolha e selecione-o para importá-lo para o Reels.

Se você importar um vídeo com mais de 15 ou  30 segundos, ou a quantidade de tempo restante em seu vídeo Reels atual, o vídeo importado é cortado para o tempo permitido.

Desse modo, escolha a parte do vídeo para carregar e toque em “Adicionar” no canto superior direito para adicioná-lo à sua criação Reels.

Adcionar vídeos externos ao Reels do Instagram_aveli.com.br

Após concluir as edições do vídeo, toque na seta que aponta para a direita ao lado do botão do obturador. Dessa forma, o vídeo passará para o próximo estágio de criação.

Em seguida, você poderá usar os ícones na parte superior da câmera do Reels para adicionar adesivos , texto e rabiscos ao clipe, da mesma forma que o Story do Instagram.

Além disso, você pode tocar na seta que aponta para baixo na barra de ferramentas superior, dessa forma,  poderá salvar o vídeo na galeria do dispositivo.

Reels do Instagram como baixar na Galeria

Como postar Reels nos Stories do Instagram

Concluído as edições do vídeo, toque na seta que aponta para a direita na parte inferior da tela ao lado do reprodutor quadro a quadro do seu vídeo.

Em seguida, você será levado à tela “Compartilhar” para editar a legenda e capa para o seu vídeo. Você verá duas guias na parte superior desta tela: Reels e Stories.

Observação: se você deseja compartilhar o Reels nos Stories, primeiro deve compartilhá-lo nos Stories nesta tela de compartilhamento.

Isso porque, após compartilhá-lo em seu feed, ou Reels, ou salvar o vídeo como rascunho, você não terá mais a opção de compartilhá-lo em seu Story.

Sendo assim, para compartilhar um vídeo do Instagram Reels em seu Story, toque na guia “Stories” na tela Compartilhar e toque no botão “Compartilhar“.

Além disso, você também pode compartilhá-lo com sua lista de amigos próximos ou como uma mensagem direta para alguém ou um grupo.

Reels do Instagram como publicar 1

Quando você toca no botão “Compartilhar” para compartilhar em seus Stories, o vídeo é carregado como está. Isto é, você não poderá adicionar adesivos, tags ou qualquer outra coisa à postagem.

Como postar Reels do Instagram no feed

Dando sequência, toque na guia Reels para editar e formatar o vídeo para carregá-lo em seu feed ou na guia Reels.

Sendo assim, para editar a imagem da capa do vídeo, toque na imagem em miniatura onde está escrito “Capa”.

Dessa forma, a imagem da capa selecionada é a imagem grande no centro da tela.

Reels do Instagram como selecionar capa para vídeo aveli.com.br 1

Deslize o dedo pelo player de vídeo na parte inferior da tela para selecionar o quadro de vídeo ideal como sua imagem de capa.

A imagem da capa na tela será atualizada quando você escolher um novo quadro. Quando terminar, toque em “Concluir“.

Agora crie uma legenda para o seu vídeo. Você pode usar até 2.200 caracteres e 30 hashtags, semelhante a uma postagem de feed regular no Instagram.

Importante: se você exceder 2.200 caracteres ou o limite de 30 hashtags, seu vídeo não será postado com a legenda.

Portanto, certifique-se de não exceder esses limites. Sendo assim, copie sua legenda antes de postar o vídeo, para garantir.

Continuando, quando sua postagem estiver pronta para ser publicada, você poderá selecionar onde compartilhá-la.

Dessa forma, ele irá automaticamente para a nova galeria Reels que aparece em seu perfil do Instagram. Assim também, você pode compartilhá-lo com seu feed.

Agora, se você não quiser compartilhar o vídeo em seu feed, toque no controle deslizante dessa opção para que ele seja carregado apenas na guia Reels.

Caso deseje postar mais tarde, toque na opção “Salvar como rascunho”. Desse modo, o vídeo será salvo como está. Então, você poderá voltar e adicionar mais vídeos, atualizar sua legenda e assim por diante.

Como encontrar o Rascunho salvo do Reels do Instagram

Para acessar seus rascunhos salvos, vá para o seu perfil do Instagram e toque no ícone Instagram Reels diretamente acima da sua grade de postagens. Você verá um espaço reservado para Rascunhos.

Toque nele para acessar seus rascunhos salvos e selecione o vídeo para editar. Continue editando usando as etapas mencionadas acima.

Reels do Instagram Rascunho salvo

Caso deseje excluir o rascunho salvo do Reels, toque no rascunho, toque em “Selecionar“, escolha os vídeos que deseja excluir e em seguida toque em descartar. Em seguida, confirme a exclusão do vídeo.Reels do Instagram como excluir rascunho salvo aveli.com.br_2

 

Tirei o reels do feed, como voltar?

Muitos usuários estão enfrentando um problema comum no Instagram: voltar um vídeo Reels removido da grade ao feed de notícias.

As versões anteriores do Instagram possibilitavam a restauração de vídeo Reels ao feed de notícias, porém, a versão atual não disponilbiliza mais essa opção.

Sendo assim, se você, por algum motivo, removeu o seu Reels do feed e deseja que ele volte, mas não está conseguindo, saiba que sim, é possível restaurá-lo.

Para isso, você deve desinstalar a versão atual do Instagram e instalar a versão antiga (156.0.0.26.109) com este link.

Obs: se você possui rascunhos salvos, saiba que você os perderá após desinstalar a versão atual do seu dispositivo.

Feito isso, faça o download do aplicativo.

Em seguida, instale o aplicativo e abra-o após concluir a instalação.

Voltar reels ao feed

 

Após isso, você deve ir na aba dos seus vídeos Reels, depois toque no ícone dos três pontinhos na horizontal, depois toque em “Adicionar à grade do perfil“.

Voltar reesl ao feed 2

Pronto! Dessa forma, você poderá voltar o seu vídeo Reels do Instagram ao feed de notícias.

Conclusão

O Reels do Instagram recebeu uma excelente adesão das marcas e influenciadores. Como resultado, assim como foi sucesso os vídeos curtos no TikTok, muitos também aderiram ao recurso Reels.

Muitos deles estão, inclusive, republicando seus vídeos do TikTok no Reels.

Sendo assim, se você deseja se destacar, concentre-se na criação de conteúdo exclusivo para Reels que funcione dentro do estilo do seu negócio.

O que você acha? Você já criou algum vídeo de Reels? Você vai tentar depois de ler isso? Por favor, compartilhe suas ideias ou dicas nos comentários abaixo.

Comentários

Leia Mais
Instagram Shopping como ativar e configurar
Compras no Instagram: como ativar sua loja e configurar!