O que é tracking pixel e como ele pode ser utilizado?

o que é tracking pixel
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Quer aprender o que é, como funciona e como aplicar os tracking pixels em sua estratégia de marketing digital?

Então confira este guia e aprenda tudo sobre tracking pixels.

O mundo do marketing digital exige a aplicação criativa de diversas tecnologias e ferramentas para otimizar resultados.

Por meio delas, é possível obter métricas importantes para avaliar o sucesso e alcance de suas campanhas.

Obter algumas noções essenciais são importantes nesse processo de otimização.

Assim, informações como, número de acessos, data, localização, ou até mesmo confirmações de leitura, podem ser difíceis de obter.

É aí que o uso de uma tecnologia simples, porém muito efetiva, pode transformar sua captação digital.

O tracking pixel, um elemento que se pode aplicar a e-mails, sites e posts em algumas mídias sociais, permite obter informações do usuário.

No entanto, recomendamos que o usuário aprenda como usar VPN para testar o tracking pixel em diversas localizações e, principalmente, evitar manchar seus dados com acessos dos próprios computadores que estiver utilizando.

Como funciona o tracking pixel?

O tracking pixel, como o nome sugere, é apenas um “pixel” ou pequeno elemento digital que não chega a ser visível pelos usuários.

Em muitos casos, utiliza-se imagem de tamanho 1×1 transparente, mas pode-se criar outros tipos de tracking pixel também.

A ideia é introduzir essa imagem juntamente ao conteúdo, por exemplo, no corpo de um e-mail enviado.

Quando o computador do destinatário tentar carregar o conteúdo, será necessário acessar o servidor que hospeda a imagem.

E esse é o momento chave! O servidor sob nosso controle pode coletar informações como a data de acesso, endereço IP, localização estimada, tipo de dispositivo, e até associar o ID de usuário às plataformas de anúncio da Google ou Facebook.

Assim, você descobre quem lê ou ignora um e-mail, o número de acessos de links, visualizações de banners, bem como dados demográficos com as localizações mais relevantes.

E o Facebook Tracking Pixel?

O que é tracking pixel

O Facebook tracking pixel é um exemplo famoso da aplicação da mesma tecnologia discutida anteriormente.

A aplicação do Facebook Tracking Pixel é essencial para todos que usam a plataforma de anúncios do Facebook.

Isso porque ele garante que sua página mostrará somente anúncios relevantes para o público-alvo, com maior chance de conversão.

Ele também pode ser usado para mensurar os resultados dos anúncios que você tenha publicado usando a plataforma.

Cookies vs Tracking Pixel

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Plataformas e redes de anúncio dedicadas ao marketing digital já utilizam os cookies de forma inteligente para rastrear usuários e agregar dados.

Então, qual é a vantagem de um pixel em relação aos cookies?

A diferença é que o navegador do cliente vai armazenar os cookies.

Assim, ele registra as configurações e preferências do usuário, embora tenha a desvantagem de estar associado ao computador.

Isto é, pode ser excluído. Já o pixel pode rastrear um mesmo usuário independentemente do dispositivo.

Assim, mesmo que o usuário comece a navegação em um computador, migre para um tablet dentro de casa, e depois continue sua sessão usando o smartphone, um tracking pixel é capaz de associar toda essa movimentação ao mesmo usuário.

E o melhor, no caso da leitura de e-mails, é possível descobrir quando alguém lê ou não um e-mail, e por qual dispositivo, sem chance de erros.

Como implementar um tracking pixel?

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A implementação de um tracking pixel pode ser feita em conjunto com uma plataforma de anúncios, como o Facebook, através da hospedagem por conta própria, ou usando uma ferramenta de terceiros com a funcionalidade de tracking pixel.

A maneira mais simples de explorar a técnica é, sem dúvidas, requisitar à plataforma de anúncios desejada o recurso.

Mas para quem está buscando apenas uma forma de rastrear os acessos em uma campanha, ou se os e-mails estão sendo lidos ou não, pode ser mais interessante simplesmente criar um cadastro em uma plataforma de pixels.

Diversas plataformas estão disponíveis com uma variedade de recursos e preços.

A PastePixel e MailBird são duas alternativas comuns, mas existem diversas outras versões, algumas fornecem apenas o recurso de tracking pixel, enquanto outras agrupam funcionalidades de marketing como busca por contatos e métricas de acesso.

Tracking pixels são legais? E a privacidade?

O uso de tracking pixels é legal no Brasil e na maioria dos países do mundo, mas é importante ficar de olho nas políticas de proteção de dados como a LGPD no Brasil e GDPR para países europeus.

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Geralmente, é necessário informar ao usuário caso qualquer dado seja coletado e armazenado em seus servidores.

Embora os pixels possam ser usados para coletar dados de forma invasiva, também é possível desempenhar um uso ético da tecnologia, agregando de forma anônima os dados necessários (número de acessos, localização).

E dessa forma, não usar essas informações para prejudicar usuários, vender para terceiros, ou rastrear dados pessoais.

Gostou? Confira também como adicionar saldo em conta de anúncios no Facebook.

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