Como divulgar no Instagram: 4 passos para fazer do jeito certo

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O Instagram é uma ótima rede social para divulgar produtos e serviços.

Ele permite que você se conecte com um grande público em um período muito curto de tempo, que compartilhe facilmente fotos e vídeos que mostram seu produto ou serviço, além de poder construir relacionamentos com clientes em potencial.

Neste guia, descubra como divulgar no Instagram e ter excelentes resultados.

Confira.

O que é divulgar no Instagram?

Parece uma pergunta boba, mas saber o que é divulgar no Instagram é muito importante para aprender como fazer do jeito certo.

Divulgar no Instagram é o ato de promover uma marca, produto ou serviço por meio da veiculação de anúncios pagos, contratação de influenciador digital ou publicações orgânicas.

Divulgações no Instagram podem ser recorrentes ou esporádicas, isso depende do objetivo de quem deseja divulgar no Instagram.

As divulgações recorrentes visam mais a construção de um público-alvo engajado com o negócio ou marca.

Já as divulgações esporádicas visam ofertas de tempo ou disponibilidade limitada.

Então, antes de começar a divulgar, é importante definir como quer fazer isso.

Você quer usar qual meio? Qual é o tipo divulgação que deseja: recorrente ou esporádica?

Como divulgar um produto no Instagram?

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Para você divulgar no Instagram siga as etapas a seguir:

  1. Descubra que conteúdo relacionado ao seu produto está em alta no Instagram.
  2. Defina qual formato usar para divulgar no Instagram.
  3. Escolha a melhor forma de apresentar o seu produto.
  4. Escolha como deseja obter conversões da divulgação.

1- Descobrindo que conteúdo relacionado ao seu produto está em alta no Instagram .

O primeiro passo para divulgar um produto no Instagram é saber o que está em alta na mídia social.

Ao encontrar conteúdos relacionados ao seu produto, você obtém ideias do que pode funcionar em sua estratégia.

Para isso, faça uma busca das palavras-chave relacionadas ao seu produto na guia das hashtags do aplicativo.

Depois, analise quais são os principais conteúdos exibidos no feed.

Identifique nessas postagens quais são os formatos das publicações (vídeos, imagens ou fotos), analise as palavras-chaves das legendas e as hashtags usadas.

Após essa análise, você terá uma ideia mais clara sobre qual tipo de conteúdo você pode aplicar para divulgar seu produto no Instagram.

2- Escolha a melhor forma de apresentar o seu produto.

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Para divulgar seu produto no Instagram com sucesso, você deve pensar em como apresentá-lo da melhor forma.

Com isso você tem mais chances de conquistar clientes e vender seu produto.

A princípio, reúna todas as informações sobre o seu produto e selecione as mais relevantes, depois, pense em maneiras de destacar qualidades e diferenciais dele.

Busque descrever seu produto com poucas palavras e com o máximo de clareza e simplicidade. Considere que o potencial consumidor possui apenas alguns segundos para ver o seu produto.

Então pense em como destacar os principais aspectos do produto de modo a atrair a atenção do cliente que estiver navegando no feed do Instagram.

3- Defina qual formato usar para divulgar no Instagram.

Depois de descobrir quais conteúdos relacionados ao seu produto estão em alta no Instagram, você deve definir qual meio usar para divulgá-lo.

Como dito, há várias formas para você divulgar no Instagram, sendo elas os anúncios pagos – turbinar publicações ou patrocinar Reels –, divulgação por meio de influenciadores ou postagens orgânicas.

Os anúncios pagos são ótimos para você direcionar a divulgação do seu produto para um público segmentado.

Esse meio permite que você tenha acesso a diversas configurações de direcionamento dos anúncios para o público.

Você pode criar públicos para direcionar a divulgação do seu produto no Instagram com base nas características e comportamentos deles.

Outra opção é usar as interações obtidas com seu perfil ou site para criar novos públicos ou fazer remarketing.

Isso permite que você encontre com mais assertividade pessoas interessadas no seu produto.

Já a divulgação por meio de influenciadores é uma tendência que tem agradado bastante as marcas e empresas.

Isso porque os influenciadores são pessoas capazes de convencer sua audiência a adquirir seu produto usando a confiança e autoridade que possuem perante seu público.

Atualmente, influenciadores digitais são muito solicitados por empresas para divulgar seus produtos no Instagram.

Eles usam sua popularidade com públicos específicos para ganharem dinheiro com divulgações para marcas e empresas.

Os influenciadores são ótimos para encontrar maneiras de mostrar como o seu produto se encaixa no cotidiano de alguém.

Mas para que isso aconteça, é importante você escolher o ideal para o seu propósito, isto é, analisar os tipos de influenciadores e determinar o mais adequado para o seu objetivo.

Se essa ideia for passada com sucesso, com certeza você será capaz de ter ótimos resultados.

Por fim, temos as postagens orgânicas. A grande vantagem dessa forma é que, diferente dos meios anteriores, você provavelmente terá um baixo custo com seu uso.

Basicamente você fará publicações em seu perfil do Instagram com o objetivo de obter engajamento da audiência.

Você deve criar um conteúdo envolvente, capaz de chamar atenção das pessoas e assim obter o máximo de compartilhamentos.

4 – Escolha como deseja obter conversões da divulgação.

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Ok, de nada adiantará seus esforços se, ao divulgar seu produto no Instagram, você não fornecer formas simples das pessoas obterem seu produto.

Por isso, é importante você pensar qual forma de conversão é mais adequada para quem mostra interesse no seu produto.

Ao tocar no link ela é direcionada para onde? Lá ela poderá fazer o que? Como as pessoas vão adquirir o produto?

Essas são algumas das perguntas que você pode usar para encontrar a melhor maneira de criar forma de conversões simples quando divulgar seu produto no Instagram.

Então pense em como você pode simplificar o processo de compra do produto.

Use a forma mais simples e eficiente possível para que o interessado possa efetuar a compra.

Portanto, considere o método de pagamento que vai disponibilizar, as informações e detalhes essenciais do produto e o que de fato será adquirido ao finalizar a compra.

Ter clareza nestes aspectos ajudam a evitar arrependimentos, devoluções ou disputas com clientes.

Como ter um bom perfil para divulgações no Instagram?

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As pessoas estão acostumadas a pesquisar empresas nas mídias sociais, principalmente no Instagram. 4

É através dessa pesquisa que elas reúnem informações que vão determinar se confiam ou não em uma empresa ou marca.

Nesse sentido, antes de divulgar seu produto, é importante você organizar seu Instagram. Ao fazer isso, você aumenta suas oportunidades de conversão de vendas.

Ter um perfil que transmite credibilidade faz toda a diferença para o cliente interessado no seu produto.

Então se dedique a melhorar a aparência do seu perfil do Instagram.

Faça postagens regulares no Instagram.

Postagens regulares no Instagram são uma ótima maneira de ganhar credibilidade junto aos clientes.

As pessoas se sentem mais seguras ao saber que uma marca ou empresa é ativa nas mídias sociais.

O consumidor sempre espera que as empresas tenham um canal público ativo para receber comentários dos clientes, pois elas esperam poder falar com ou da empresa abertamente.

Mas para que você experimente os melhores resultados, vale muito a pena descobrir quantas vezes postar no Instagram.

Nem sempre a tática de postar todos os dias funciona para alguns perfis, por isso, tenha cuidado antes de começar a postar todos os dias ou com alta frequência.

Crie postagens com dicas sobre o seu produto.

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Essa é uma maneira eficaz de você potencializar suas oportunidades quando divulgar seu produto no Instagram.

Pense que o cliente pode ficar curioso sobre seu produto e querer saber mais.

Provavelmente, antes dele entrar em contato com você, ele fará uma pesquisa do seu produto em seu próprio perfil do Instagram.

Então se você postar dicas do seu produto, suas chances de conversão de vendas vão ser multiplicadas.

Forneça informações do seu produto na bio do Instagram.

Use a biografia do Instagram para dar detalhes do seu produto.

Informações como o número de clientes satisfeitos, tempo de mercado e meios de pagamentos são um bom começo.

Além disso, tenha em seu perfil do Instagram o link da sua página de biolink.

As páginas de biolink são ótimas, pois nelas você poderá adicionar todos os links e informações do seu produto em um só lugar.

Use também os destaques do seu perfil do Instagram para mostrar publicações de feedbacks de clientes, dar mais dicas e tirar dúvidas do produto que divulgar no Instagram.

Como divulgar produto no Instagram usando anúncios?

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Os anúncios no Instagram são a forma mais comum e eficiente de divulgação de produtos.

Os anúncios são uma boa estratégia porque você pode usar várias formas de atrair clientes por meio das configurações dos anúncios.

Para divulgar produto no Instagram usando os anúncios, primeiro você deve acessar o gerenciador de anúncios do Facebook.

Depois, no painel de criação de anúncios, escolha a opção conversões.

como divulgar no instagram

Faça as demais configurações. Na etapa seguinte, em conjunto de anúncios, selecione a localização do evento de conversões.

Você pode escolher entre direcionar o usuário para o seu site, aplicativo, messenger ou WhatsApp.

Para direcionar o clique do seu anúncio para o WhatsApp, vincule o número à página do Facebook, ou escolha a opção site e depois use o link do WhatsApp como destino.

Ao lado, você verá uma projeção dos cliques e alcance do seu anúncio. Isso poderá variar de acordo com o orçamento e definições do público.

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Caso tenha um Pixel instalado em seu site, você pode usá-lo para rastrear os eventos de conversão do seu anúncio.

divulgar produto no instagram

Ainda no conjunto de anúncios, para ter sucesso ao divulgar seu produto no Instagram, escolha opção de otimização e veiculação.

Lá você poderá definir como deseja otimizar os cliques dos anúncios.

Escolha entre otimizar o anúncio para conversões, visualização da página de destino ou outros que inclui cliques no link, alcance e impressões.

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Na última etapa, você deve configurar o anúncio que será veiculado.  Selecione o perfil do Instagram e página do Facebook, selecione o anúncio e outros.

Antes de finalizar, em destino, inclua o link de destino que deseja usar no anúncio.

Essa opção vai aparecer se você selecionou em conversões a opção site.

destino do anúncio facebook

Com o anúncio pronto, clique em publicar. Seu anúncio ficará com o status de Em análise e, se aprovado, será veiculado e, dessa forma, você vai divulgar no Instagram usando os anúncios.

Depois é só acompanhar o desenvolvimento da divulgação e, se necessário, realizar ajustes para aumentar o desempenho.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como divulgar no Instagram.

Como vimos, há três opções para fazer divulgações: anúncios, usando influenciadores ou criando posts de veiculação orgânica.

O sucesso de uma divulgação depende de um bom planejamento. Para isso, invista tempo em aprender tudo sobre como o seu produto é divulgado por outros no Instagram.

Encontre maneiras criativas de divulgar seu produto e, se possível, use as três formas para ter o máximo de sucesso com divulgações no Instagram.

E aí, você gostou das dicas? Conte nos comentários. Até a próxima!

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